Comentando o Álbum: Rookie – Red Velvet [2017]

E mais um Comentando o Álbum para vocês como medida “desesperada” por pauta. Na real, eu até estou gostando de comentar álbuns que foram lançados antes do blog existir, só não prometo frequência/assiduidade porque toda vez que eu faço algum compromisso, meu cérebro trava. Então vamos aos poucos enquanto vocês são surpreendidos por algum álbum que talvez nem lembravam mais da existência. Dessa vez, vamos a mais um que teve reações diversas dentro da própria fanbase, estou falando de Rookie, do Red Velvet.

Aparentemente a SM não tem muita criatividade com nomes de álbuns, quando a empresa não consegue fazer um trocadilho usando o próprio nome do grupo, eles simplesmente nomeiam o álbum conforme a música que serve como cabeça do trabalho, assim como esse exemplar aqui.

Rookie, o single, parece ter sido montado com o único propósito de incomodar os neurônios de quem está ouvindo pela primeira vez. Eu torci o nariz quando isso foi lançado e fiquei me perguntando “POR QUÊ, SM?”, mas após a terceira ouvida (eu me esforcei para tentar entender qualé a do MV e obviamente não consegui) lá estava eu com os “lookie lookie ma chupa lookie lookie” impregnados no meu cérebro. Para o bem ou para o mal eu viciei total e ouço até mais que outros bops do próprio grupo oi Dumb Dumb.

Seguindo a tracklist, temos a pseudo-baladinha Little Little. O clima mais “pra cima” dela faz com que não seja apenas uma balada básica de álbum de k-pop e deixa mais agradável para quem morre de tédio com músicas do gênero. Os “brilhinhos da Sininho” no instrumental são ótimos e cumprem a cota de coisa incomum nessa música, já que o resto é bem básico, inclusive a letra que conta com as meninas implorando por um pouquinho mais de amor.

Happily Ever After volta com o tom esquizofrênico da title tendo inclusive um alarme de carro no meio da bagunça que é o instrumental (no bom sentido). Não sei o quê a SM apronta nos álbuns com essas tracklists tão bagunçadas. Talvez seja para seguir o concept do grupo, mas duvido disso. Voltando, essa aqui é uma das melhores b-sides das meninas e é uma farofa de respeito com a letra sendo icônica, usando todas as referências dos contos de fadas que os produtores conseguiram escolher para dizer que as velvetas são esquisitas, mas que mesmo assim sonham com um final feliz.

E como este álbum veio com a intenção de fazer o quinteto pagar de não-fluentes-no-inglês (mesmo elas tendo uma integrante que cresceu falando a língua), Talk To Me ou tók tumi desacelera o clima construído na primeira de uma maneira mais orgânica (?) que gera menos estranhamento e servindo como uma ótima ponte para a que vem em seguida. Além disso o refrão é extremamente chiclete e gostoso de se ouvir, mais uma boa música para o EP.

Body Talk (talvez minha favorita do álbum) é conceito ‘velvet’ puro. Com um instrumental pesado e uma interpretação vocal trágica, a música narra as meninas percebendo todos os trejeitos do cara que está terminando com elas. Meu sonho seria vê-la sendo mais um single para o álbum, assim como fizeram lá em ‘Ice Cream Cake‘ e ‘Automatic‘, tendo duas titles completamente opostas. Uma pena no k-pop trabalharem (na maioria das vezes) somente um single por álbum. Daria um ótimo MV com conceito Drácula/castelo mal assombrado.

Como ainda não tivemos a balada modorrenta do álbum, Last Love faz esse favor de trazê-la sem fugir nem um pouco do básico. Mas também não é como se eu esperasse alguma outra coisa vindo de um solo da Wendy, né? Bem descartável e vindo em um momento bem estranho, já que ela é a única a ganhar um solo nesse álbum. Provavelmente é algum station que ela gravou mas que nunca foi ao ar, daí enfiaram aqui (auge).

No final do dia, Rookie, o álbum, acaba sendo um dos mais legais delas com só uma música realmente descartável, duas boas e três ótimas (sendo que uma dessas daria um dos melhores singles do lado ‘velvet’ delas, se trabalhado do jeito certo). Um ótimo começo para o incrível e insuperável 2017 que elas tiveram.

Nota: 8,2

7 comentários em “Comentando o Álbum: Rookie – Red Velvet [2017]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s