Com ‘Dalla Dalla’, ITZY tem debut mais inofensivo que Cherry Bullet.

Daí que após MESES de espera o novo girlgroup da JYP que eu tanto acompanhei nesse pré-debut finalmente lançou seu single de estreia. A essa altura do campeonato eu já fiz ‘Conheça o Grupo‘ sobre elas e até uma aposta para tentar adivinhar como seria isso aqui e… não é que eu acertei?

Por mais que eu tentei não criar expectativas, elas já existiam desde o dia em que eu assisti as apresentações da Yeji no The Fan. Mas é fato que ‘Dalla Dalla’ não chega aos pés do hype que eu coloquei em cima do grupo (e nem aos pés do potencial que elas carregam). A música é um pouco fraca demais para essa roupagem “girlcrush fodona” que o grupo aderiu e acaba repetindo todos os vícios ruins dos lançamentos mais recentes da nogulândia (sendo que os nogus tem uma liberdade gigantesca para errarem, já que ninguém espera nada vindo deles). Ela é bagunçada, genérica, sem pulso e com momentos dignos de girlgroups-enormes-que-não-têm-identidade.

videotogif_2019.02.10_18.35.17.gif

JYP teve uma sorte tremenda pelo grupo ser extremamente carismático e conseguir dar conta até dos momentos ridículos que o MV nos proporciona (oi cena dos carros). Até o desempenho da Lia consegue ser agradável após assistir o clipe umas cinco vezes. Falando na produção visual desse trabalho… esse é um dos piores que o JYP já fez na vida. A quantidade absurda de cenários distintos fez com que cada um deles tivesse um orçamento reduzido em sua produção. Sinceramente ele poderia ter escolhido só uns 4 ali e investido em deixá-los impecáveis, já que as meninas mostraram que são ótimas em prender a atenção do público sem precisar de muito (os melhores momentos do MV são os que dão close na cara delas).

videotogif_2019.02.10_18.31.37.gif

Qualquer comparação entre ITZY e outros grupos que apostam nesse teencrush (Weki Meki e Pristin) é completamente compreensível, a música é tão mal construída quanto as lançadas por seus, agora, principais concorrentes.

Outro ponto que eu acho interessante ressaltar é em como essa música não faz jus à individualidade das integrantes (e não tem nada que mais me irrita no k-pop do que isso). Em grupos grandes com 7 integrantes ou mais é até compreensível a empresa trabalhar elas como se fossem vários clones de si mesmas, mas em um com apenas 5 é de cair o c*u da bunda matar a gente de ódio. JYP tem uma p*ta vocalista, duas p*tas dançarinas, uma p*ta rapper e uma p*ta visual, o quê que ele faz? Passa com uma plaina em cima delas, deixando todas uniformes. Não me impressiona se ao final do MV ainda tiverem pessoas que não sabem nem a quantidade de integrantes do grupo.

Deixando minha decepção de lado, pretendo acompanhá-las e esperar pelo melhor em seu comeback. Segundo aquela palestra que o JYP deu no ano passado, ele está designando funcionários exclusivos para todos os seus artistas, sendo o Twice o primeiro a passar por esse novo “método”, isso significa que: o grupo pode continuar lançando várias versões disso aqui ou se dermos sorte, os produtores vão ser conscientes e loucos no bom sentido e vão se arriscar em sair da zona de conforto em busca da “perfeição”. O Red Velvet fez essa segunda opção e mesmo após um debut que eu abomino elas se tornaram meu grupo favorito no k-pop. Veremos o que virá ou não dessa fonte.

Btw, não é como se o instrumental usado aqui também fosse uma inovação…

26 comentários em “Com ‘Dalla Dalla’, ITZY tem debut mais inofensivo que Cherry Bullet.

  1. Decepção define o meu ser com esse debut. Tive a impressão que misturaram umas três músicas diferentes, bateram tudo no liquidificador e disseram: ta aqui o debut, agora façam caras e bocas. jyp não me entrega nada que me agrade desde o último suspiro do Wonder Girls, uma pena, tendo em vista que Miss A e WG são alguns dos atos mais venerados pela minha pessoa.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Não chegou a ficar horrendo, mas também não impressiona muito. Sorte que o público já conhece a maioria, e elas tem mesmo carisma, só faltou JYP trabalhar nisso.

    Acho que depois de tantos anos com o Twice ele perdeu a manha pra fazer algo diferente kk

    Achei o mesmo problema do que aconteceu com o Cherry Bullet: meninas lindas, MV bom, mas música abaixo da média. Acho que tanto a JYP como a FNC tavam mais preocupados em causar visualmente do que entregar música de boa qualidade…

    (se bem que eu li por ai que os coreanos estão engolindo *coff* pq é jyp *coff* então acho que não irão flopar kkk)

    Curtido por 1 pessoa

    1. Dificilmente ITZY (e TXT que virá logo logo) vai floppar hahahaha
      Mas concordo com todos os pontos que você levantou, foi tão inespecífica e “comum” que deu uma desanimada.
      Pra ser sincero minhas expectativas estão todas na b-side delas hahahaha

      Curtir

    2. “(se bem que eu li por ai que os coreanos estão engolindo *coff* pq é jyp *coff* então acho que não irão flopar kkk)”

      Frustrante isso de o público se preocupar mais com a agência do grupo do que com a qualidade do trabalho que o grupo entrega, né? Vários atos excelentes passam batido por serem de agências pouco conhecidas, enquanto TWICEs e BTSs da vida emplacam qualquer porcaria que lançam (obs.: nada contra os grupos em questão; o problema deles não está nos idols em si, e sim no repertório que eles têm recebido pra gravar).

      Mas, como a matéria bem diz, as moças desse ITZY têm talento e muito potencial, então o JYP só precisa dar uma música melhor pro comeback delas, que explore a capacidade que elas têm.

      Curtido por 1 pessoa

  3. E só pra não perder o costume de panfletar o LOONA (stan loona!), a BBC colocou o [X X] em pré-venda e descreveu as novas músicas:

    Chama atenção a descrição de Colors, que “mistura roxo, azul e vermelho”, o que me faz pensar se essa faixa será cantada só pelo ODD EYE CIRCLE. E, supondo que isso aconteça, fica a dúvida se o 1/3 e o yyxy também terão suas próprias faixas nesse repackage…

    Curtido por 1 pessoa

    1. Aaaaiii adoreeii!!! Pode ser bem provável que cada unit tenha pelo menos uma música, já que normalmente os repacks ganham 2 faixas e o [X X] ganhou SEIS inéditas.
      Seria maravilhoso ter o retorno das units, principalmente se as musicas ganhassem um MV (sim, estou sendo bem Alice)!!

      Curtir

      1. Pior que eu nem duvido que eles gravem sim MVs dessas músicas pra apresentar como conteúdo exclusivo nos Cinema Theory da vida. Quer dizer, a agência pagou viagens pra Islândia, Paris e Hong Kong só pra gravar UM MV; o que é gravar mais três (que poderiam até ser MVs de galpão como Eclipse e favOriTe), né não?

        Curtido por 1 pessoa

  4. Eu fui conferir o debut sem qualquer expectativa, até porquê n conhecia as meninas e n acompanhei nada do pré debut, e msm assim me decepcionei.
    De cara percebi o potencial das meninas e fiquei frustrada em perceber que que deram algo tão genérico pra elas, ainda mais porquê me disseram que o conceito delas seria ser diferente”. N tem nada de original nem na letra, nem na batida, nem no mv em nada !!

    Curtido por 1 pessoa

      1. E isso é muito triste; nem parece a mesma agência que lançou as Wonder Girls, girlgroup que eu considero o melhor que o k-pop já teve. E nem dá pra dizer que “primeiro single é sempre fraco mesmo”, porque Irony das WG era maravilhoso (sim, elas lançaram músicas muito melhores depois, mas isso não muda o fato que Irony é ótima).

        É o mesmo caso do TWICE, aliás: a gente reclama do grupo, mas o problema delas tá no repertório que elas recebem. As moças do TWICE são super carismáticas (até por isso o grupo sempre emplaca seus comebacks… bom, por isso e porque as coitadas trabalham feito mulas de carga), e se o JYP desse músicas BOAS pra elas, não teria pra mais ninguém. Mas não, cada comeback parece que pegaram o mesmo template, deixaram ainda mais aguado e só… aí fica difícil.

        Curtido por 1 pessoa

  5. não vou dizer que estou decepcionada porque 1) eu não tinha expectativa e 2) eu meio que esperava um conceito alá Pristin. Mas ainda assim é meio surreal a empresa pegar integrantes tão boas e tão fortes e meio que transformá-las em uma só, como você falou.

    como alguém comentou ali em cima, depois de dar Irony de debut pro WG e BGGG pro Miss A, me deparar com Dalla Dalla é de foder o cu do palhaço HAHAHAHAHA

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sem contar que até o Twice (que é o Twuice) não teve um debut tão… qualquer coisa, igual o do ITZY. Mas preciso confessar que sou cadelinha da Yeji e da Chaeryeong então estou engolindo a música, mas com esperança de lançarem algo melhor hahaha

      Curtir

  6. Ah, eu gostei. Até porque minha expectativa era nula. Não se preocupe que a medida que elas forem fazer comeback pode ser que a discografia melhore (a b-side é legalzinha até).
    Nem busquei saber nada do grupo antes de lançarem alguma coisa, quem sabe agora eu tenha coragem de escolher bias.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s