Comentando o Álbum: Heejin – Loona [2016]

Um dos grupos mais interessantes e legais de todo o k-pop é e sempre será o Loona. A audácia de lançar uma garota por mês, acompanhada de um single album e clipes de altíssima qualidade reforçam esse fato. Além disso, são 12 integrantes, somando 25 músicas no PRÉ-debut (e eu nem estou contando as faixas lançadas pelas 3 units que o grupo possui).

Dito isso, seria bem fácil a empresa enfiar vários fillers no meio do projeto, mas a coisa foi por outro caminho. O número de acertos do grupo é bem alto e inclui muitas b-sides dignas de rasgação de seda. Pois então decidi vir aqui comentar álbum por álbum, já que TODOS eles foram lançados antes da minha desvaginação no mundo dos blogs.

Começando do começo, ViViD, o primeiro single, tem como protagonista a menina Heejin e sua péssima atuação. A escolhida para ser a center tem uma beleza inquestionável, mas não é rainha das expressões (quesito que se espera ver na menina que vai receber maior destaque nos clipes). Porém, ela é bem talentosinha e seu timbre é bem diferente, o que soma muitos pontos à música.

O estilo escolhido aqui é bem diferente de tudo o que costumamos ver no k-pop, tanto naquela época quanto hoje em dia. É divertida, singular e chiclete. Ganha inúmeros pontos por isso, mas por vezes pode ser irritante se ouvida em loop. Acima da média, porém tem coisas melhores do próprio grupo que ofuscam ela.

A b-side do álbum é ViViD (Acoustic Ver.) que só existe para que ninguém fale “ai porque a Heejin é só a bonita do Loona“. Quiseram mostrar que o canto era estável e que ela sabia tocar violão, mas tiraram o maior brilho da canção, o instrumental. Toda aquela singularidade e animação que a música transmite em sua forma original, não está presente aqui, se ouvi isso três vezes, foi muito.

O primeiro álbum que carrega a marca do grupo acaba sendo um dos mais mornos. Como já disse anteriormente, é divertido e singular, mas sozinho não me faria stan do grupo (e isso serve para metade do 1/3+Yeojin). Tem vários outros melhores vindo aí.

Nota: 6,5

14 comentários em “Comentando o Álbum: Heejin – Loona [2016]

  1. Eu achei o LOONA em meados de 2017 (lá pro final do ano), então não acompanhei desde o inicio, infelizmente e ao mesmo tempo felizmente pois não sou tão paciente assim e ter chegado um pouco mais tarde me proporcionou ter uma visão mais ampla do grupo e do que elas estavam fazendo

    ViViD foi um ótimo começo na minha opinião. É divertida, alegre e tem aquele replay factor. Não concordo com “péssima atuação” sinceramente. Heejin é de longe uma das mais expressivas do grupo, pelo menos nos stages, mas se fosse na websérie delas (sim, o LOONA teve uma websérie lol) eu até concordaria.

    As primeiras meninas do projeto sempre são as mais injustiçadas infelizmente, o que é uma pena pois eu adoro a maioria das músicas, é uma pena que poucas pessoas apreciem.

    Curtir

      1. Entendo o que você quer dizer. De fato, no webdorama que elas fizeram (aliás, quando as yyxy vão ter a temporada delas, BBC?!), ela era de longe a pior atriz (e olha que nenhuma delas é exatamente uma ótima atriz, embora a YeoJin renda uma boa comediante).

        Acho ViViD uma das melhores músicas do pré-debut, com a pegada de jazz e a sonoridade com elementos tanto de aegyo como de sexy concept, e a voz da HeeJin contribui bastante.

        O interessante da HeeJin é que, teoricamente, ela é a idol perfeita: canta muito bem, dança muito bem, é linda, se comunica bem e até aprendeu a ser uma rapper aceitável (vide a participação dela em Rosy). Mas em termos de personalidade, ela é talvez a mais apagada do grupo, talvez exatamente por carregar esse “peso” de ser a embaixadora do LOONA: ela já comentou no Mix Nine que a BBC escolheu ela pra ser a primeira a estrear justamente pra ela chamar atenção pro projeto, mesmo ela não tendo sido a primeira integrante escolhida pro grupo (a HyunJin foi a primeira selecionada). Aí a gente vê ela no LOONA TV sustentando uma imagem “ideal” (até quando ela está brincando), enquanto a HyunJin sendo lançada logo depois taca o foda-se pra imagem de idol, come pra caramba (no primeiro show do LOONA, alguns fãs reclamaram que ela tava acima do peso), anda descabelada e fazendo caretas, e mesmo assim é adorada (em pelo menos duas provas no Mix Nine, o júri técnico elegeu ela como o melhor desempenho nos grupos dela, um deles tendo a própria HeeJin além da Ryujin do ITZY).

        Torço pra que, conforme o grupo vá crescendo, ela se sinta menos pressionada a ser a menina perfeita e se solte mais como as colegas.

        Curtido por 1 pessoa

      2. Também acho que a Heejin foi a primeira por todos esses fatores e também por carregar uma personalidade mais “ideal coreana”. Ela é educada e com o você disse, responsável a ponto de não se deixar levar por qualquer brincadeira… mesmo ela não sendo uma atriz incrível ou então sendo mais safadinha no grupo, eu gosto bastante dela.

        Curtir

      3. “ou então sendo mais safadinha no grupo”

        Safadinha no sentido de fazer bagunça ou de ser sexy? Porque no Mix Nine a HeeJin mostrou que sabe sensualizar bem quando quer (a HyunJin também, aliás)…

        Agora, se for no sentido de botar fogo no circo, aí ela precisa de umas aulinhas com a Mestra Chuu. Considerando que a Chuu já conseguiu corromper a Go Won, acho que é só aproximar ela da HeeJin que ela também consegue.

        Curtido por 1 pessoa

  2. Em outras notícias, PinkFantasy debutou a sub-unit SHY hoje:

    Não vou mentir, a música é legalzinha com esse estilo Broadway, mas ainda acho bizarro lançar uma sub-unit com o grupo mal sendo conhecido. E escolheram as integrantes mais avulsas: a pirralha de 14 anos não entrou, a main vocal também não, nem a ahjumma de 28 anos e arcada dentária estranha… a Daewang (vulgo DIVA da máscara de coelho) mesmo não fazendo parte da unit faz figuração como o príncipe, já que sem ela o público geral provavelmente nem perceberia que se trata do PinkFantasy.

    (mas a de cabelo curto é linda)

    Curtido por 1 pessoa

  3. Nossa, nunca achei uma orbit ou stan Loona que pensasse assim tbm.
    Vivid está no meu top 5 de melhores singles pré debut, mas a Heejin sla, acho ela sem sal. Sinto que eu n iria me incomodar tanto se ela n fosse center, mas o fato dela ser a irene do Loona me deixa desconfortável, visto que tem outras com mais personalidade, mais presença sabe?
    Ela é bem talentosa sim, mas não consigo olhar pra ela e Sentir aquele arrepio

    Curtir

  4. Saiu o comeback do Kard (para a minha surpresa, depois de tanto tempo, eu não vi ninguém comentando nos grupos que eu frequento sobre kpop que eles iriam fazer comeback)

    Na minha opinião tá mais do mesmo, é a mesma sonoridade que eles usam desde o debut, o que para mim é enjoativo, porque eles poderiam apostar em outros estilos, mas sem perder a essência deles (foi isso que Mamamoo fez com o projeto de quatro álbuns inspirados em cada integrante), só que, né, é o que tem para hoje, no geral, é um comeback que não ofende ninguém.

    Sobre o solo da Heejin: eu acompanhei o Loona quando o projeto começou, só que na época eu não sabia que se tratava do Loona e nem sabia da proposta do grupo, achei o solo da Heejin por acaso no Youtube e gostei, mesmo sem entender nada do que se tratava, mas eu lembro que na época o que me incomodou no solo dela (eu gostei de verdade da sonoridade e tal) foi que na minha cabeça essa música casaria muuuito com o Mamamoo se elas quisessem apostar em uma sonoridade mais divertida sem sair da sona de conforto delas que era o retro, aí eu sempre ouvia essa música pensando no Mamamoo KKKK

    + enfim, é isso, o comeback do Kard merece um post solo ou você vai fazer outro pacotão para encaixar eles?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Gostei. KARD sem estilo tropical não seria KARD, né? Não é a melhor música deles (já que You In Me existe), mas diverte e o MV mais uma vez esfrega na nossa cara a beleza da Somin (a Rihanna sul-coreana) e da Jiwoo, então ponto positivo pra eles.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s