Comentando o Álbum: Full Moon – EXID [2017]

Hoje tivemos a triste notícia de que nem todas as integrantes do EXID resolveram renovar seus contratos com sua empresa semi-problemática (mais detalhes sobre a saída delas no fim do post). Mas antes do grupo implodir ao estilo do SNSD, resolvi vir aqui para comentar para vocês sobre esse que provavelmente será o último EP delas.

Full Moon nasceu com a falsa propaganda de que seria o retorno triunfal da Solji, mas por motivos de saúde da mesma, não foi bem isso que aconteceu. Ele abre com DDD, o single que conta com as 5 vozes maravilhosas, seguindo aquela formula incível que o grupo vez ou outra requenta. Ela é ótima do começo ao fim, com o conceito sexy sendo usado do melhor jeito possível em um girlgroup. O MV super apelativo, também é ótimo, mesmo contando com apenas 4 das gatas (nessa época Solji devia estar toda inchada por conta das cirurgias).

Em seguida temos Too Good To Me, mais uma daquelas faixas onde só pela existência dos gemidos do grupo, já faz valer a pena a ouvida. Ela caminha em uma linha mais “minimalista” sem todos aqueles gritos exagerados e com um rap menos agressivo, sendo uma ótima música de transição em uma tracklist que teria um pancadão sexy seguido de uma balada, se não fosse sua existência.

Dreamer, o solo da Solji, é… um solo da Solji. Eu não espero nada vindo dela, além de baladas mega melancólicas e isso não é uma reclamação. Particularmente, amo a voz dela e poderia ouvir um álbum inteiro disso aqui.

Outra a ganhar um solo nesse álbum é Junghwa com Alice. A música é bem gostosinha, com a cantora usando e abusando de sua voz fininha, dando várias camadas em sua interpretação (coisa que eu nunca imaginei que ela seria capaz). A letra também é bem legalzinha, fazendo várias referências à Alice no País das Maravilhas.

Ao invés de ganharem solos, Hani e LE decidiram se unir em uma unit bem promissora. Em Weeknd as duas brincam com seus vocais/raps de maneira magnífica, sem contar que temos o raro episódio da rapper mostrando suas habilidades de canto. O refrão duplo, com uma parte cantada e outra somente com um instrumental esquizofrênico (que segue a mesma linha de ‘Boy‘), é muito bom e memorável. Uma pena não ser uma unit oficial.

Foolish, o último solo, é cantado pela Hyerin, que ao contrário da Solji, não é lá a melhor cantora de baladas que eu conheço. A música sentimental me dá um baita sono e já tive uma música nesse álbum para cumprir a cota de fossa-concept. Na verdade, isso aqui tem uma cara de trilha sonora de retiro de igreja… pois é.

Concluindo, Full Moon é um álbum consideravelmente bom e consistente. Em nenhum momento ele descamba e parece algo bem pensado quanto à ordem das músicas na tracklist, resultando assim em uma ouvida bem orgânica. Ele não muda vidas, mas é bom o suficiente para não ser esquecido na fila do pão. O EXID sempre entrega coisas que são, no mínimo, aceitáveis e isso fará falta.

Nota: 7,0


Bom, após esse tiro no coração, só o que resta a se fazer é rezar para que as “carreiras solos” sejam tão boas quanto a em grupo foi. Pelo que a empresa disse sobre quem saiu e sobre quem ficou e seus respectivos futuros, eu tenho alguns pontos muito prováveis de se tornarem reais:

  • Junghwa: vai procurar algum meio para continuar sua carreira como atriz, fazendo alguns bicos em programas de variedades.
  • Hani: vai arrumar algum emprego na área das variedades (afinal todo mundo ama ela por causa disso). Será que agora ela assume o Weekly Idol e deixa o programa assistível de novo?
  • Hyerin: vai fazer a mesma coisa que a Hyelim faz na JYP após o disband do Wonder Girls.
  • Solji: vai lançar baladas a torto e a direito (e isso não seria de todo um mal). E provavelmente vai dar uma de Chetaah, aparecendo em todos os realitys em que for convidada.
  • LE: vai ter a carreira mais interessante dentre as cinco, sendo ela uma das compositoras do grupo, suas demos provavelmente cairão nas mãos do próximo girlgroup da empresa (que já tem até as integrantes definidas), além de ter chances reais de lançar verdadeiros bops em sua carreira solo, como a deliciosa ‘Velvet‘.

Suposições feitas, agora é esperar pelo melhor delas e pelo comeback de “despedida” que o grupo já prometeu que fará no meio deste mês. Sentiremos saudades EXID, vocês fizeram bem ♥

9 comentários em “Comentando o Álbum: Full Moon – EXID [2017]

  1. “Hyerin: vai fazer a mesma coisa que a Hyelim faz na JYP após o disband do Wonder Girls”

    Mas a Hyelim não fez nada na JYP (além de compor algumas músicas pro TWICE, o que nem conta) após o disband do Wonder G… oh. Whatever, continua sendo minha bias.

    Que triste acordar com essa notícia. O EXID era talvez o grupo com saldo mais interessante de singles; mesmo os singles mais fracos eram perfeitamente escutáveis. Pena.

    Mas como assim, “empresa semi-problemática”?

    Curtido por 1 pessoa

    1. A Hyerim não fará nada na BC, da mesma forma que a Hyelim também não faz na JYP kkkkkkkk

      Teve uma vez em que as meninas do EXID foram no Weekly Idol (faz pouco tempo), daí lá a Solji meteu o pau na empresa, dizendo que não estava satisfeita com as coisas que vinham acontecendo e as outras integrantes concordaram com ela, enfim, expuseram os podres da Banana Culture de graça.

      Acho que era uma pressão pra empresa aumentar os benefícios delas antes que todas as cinco pulassem do barco. Aparentemente, os novos benefícios só agradaram 3 delas.

      Curtir

      1. Que pena…

        Bom, seja como for, torço pra que a LE se mantenha como rapper. Com Yubin virando cantora, Amber virando blogueira e Jimin desaparecida, é importante que ainda haja rappers idols de responsa na ativa, como a LE, Moonbyul e Go Won.

        Curtido por 1 pessoa

  2. Mais um grupo extremamente talentoso e com um repertório de bops indo pro brejo… Bem, pelo menos duraram muito mais do que era pra terem durado e fizeram valer a pena a “segunda chance” delas nesse mundo doido que é o kpop

    DDD é fácilmente o melhor troço que saiu da formula “Up & Down” pra mim. Até hoje escuto. Favorita bside é Weeknd ><

    Curtido por 1 pessoa

    1. Putz, nem fale! Quando a gente lembra que o EXID quase “morreu” antes da fancam da Hani viralizar, percebe que na verdade saímos no lucro, com elas lançando hino atrás de hino por mais vários anos.

      Mas ainda assim é uma pena. EXID morreu, Girl’s Day morreu, SISTAR morreu, AOA tem sérias chances de morrer (se é que já não morreu e a FNC só não quer anunciar)… claro que vários outros grupos legais estão surgindo (vide LOONA, GWSN, etc.), mas os falecidos não deixam de fazer muita falta.

      Curtido por 1 pessoa

  3. Eu gosto muito do EXID, vai fazer muita falta </3 foi um dos primeiros grupos de kpop que conheci. Elas são tão únicas, nenhum grupo vai conseguir fazer algo parecido com suas farofas aaa

    Uma coisa que me dá raiva é esse negócio de o grupo "não deu disband", tipo, a maioria pula fora da empresa viram atrizes ou somem, mas se perguntarem sobre seu respectivo grupo dizem: "Ah o grupo não acabou, poderemos nos reunir em breve" ou algo assim e o "em breve" significa nunca, por que elas dão essas falsas esperanças? T-T (Ex: Kara, T-ara, SNSD, Spica, etc)

    Curtido por 1 pessoa

    1. O irônico é que as Wonder Girls, que foram bem enfáticas na declaração que o grupo acabou, seriam muito mais fáceis de reunir que esses outros grupos, considerando que TODAS as ex-integrantes ainda se falam bastante, trocam mensagem no grupo de zapzap, saem juntas e afim (sim, incluindo a Hyunão)…

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s