TAG: Os Melhores Debuts de Girlgroups Segundo Este Blog.

E aqui estou eu com mais uma TAG!!!!! Como eu senti falta disso! Atualmente a internet não está tão frutífera como antes, então eu tive que apelar e tentar criar a minha própria TAG (se eu plagiei alguém, sinto muito, mas não estou disposto a refletir e voltar com uma imagem renovada).

Dessa vez trouxe em uma forma de ranking todos os debuts que, de alguma forma, foram relevantes para mim. É claro que ignorei milhões de grupos, mas se seu fave não apareceu aqui, muito provavelmente ele não me causou nenhuma vontade de escrever sobre. Talvez eu venha a atualizar esse post com algum novato, mas pode ser que eu simplesmente esqueça, lidem com isso. Sem mais delongas, vamos começar logo porque eu tenho muita coisa para falar a seguir.

20° I’m So Sick – Apink

Brincadeiras a parte, esse single do Apink só tá aqui porque eu queria arredondar a conta para 20 grupos. Porém, se isso aqui realmente fosse um debut, estaria facilmente no TOP5.

19° Whoz That Girl – EXID

Inaugurando a lista para valer, temos EXID, que teve um conturbado início de carreira. Para o bem ou para o mal, três integrantes originais pularam fora do barco, obrigando a empresa a mudar os planos que ela tinha para o grupo. ‘Whoz That Girl’ é bem k-pop de alguns vários anos atrás e não me agrada muito, mas também não ofende. Só prefiro as coisas que foram desovadas após isso (tipo a maravilhosa ‘I Feel Good‘, que é praticamente o re-debut delas). Engraçado um grupo da minha parede inquebrável ser cortado tão rápido, não?

18° Happiness – Red Velvet

E EXID não são as únicas a rodar rápido por aqui. Mesmo com o Red Velvet sendo O meu grupo favorito, não vou passar pano para isso aqui. O debut, mais esquizofrênico que toda a discografia delas junta, quase é bom, mas algumas partes me irritam pra caramba. Ainda bem que, depois que a Yeri resolveu colocar ordem na bagaça, só veio hino atrás de hino… e ‘One Of These Nights‘.

17° Wee Woo – Pristin

As Pristin nasceram com algo bem legal e promissor. Sozinha ‘Wee Woo’ não salva a vida de ninguém, mas cumpre muito bem seu papel de apresentar meninas tão bacanas. Das poucas coisas certas que a Pledis já fez na vida, esse debut/grupo é uma delas. No MV não só conseguimos ver cada uma das integrantes, como também um pouco de suas personalidades. Infelizmente, a empresa delas teve uma preguiça enorme na hora de fazê-las acontecer e preferiram jogar todas no porão.

16° Latata – (G)I-DLE

O segundo grupo com hype de Produce a aparecer na minha lista é o (G)I-DLE. Com essa ‘Latata’, Soyeon e suas garotas conseguiram fazer a Coreia enxerga-las e ao mesmo tempo, criar uma imagem bem forte para o sexteto. Esse feito, não é só mérito delas ou dos produtores da música, mas sim do timming perfeito da Cube, ao lançar um grupo girlcrush em uma época em que até os coreanos não aguentavam mais o aegyo. ‘Hann‘ é infinitamente superior? É. Mas vamos bater palmas para esse debut também, certo?

15° Puzzle Moon – GWSN

Eis que aquele que eu gritei ser o ROTY de 2018 me cansou o suficiente para vir parar no 15° lugar. As novas garotas cósmicas miraram acertadamente naquilo que o f(x) começou a fazer em ‘4 walls‘ (mas que não foi capaz de dar continuidade, por motivos de prioridades dentro da SM). Btw, é o único grupo que eu consigo ver dançando de vestidinhos brancos sem torcer o nariz.

14° Bon Bon Chocolat – Everglow

Com o girlcrush voltando aos holofotes, teremos bastante disso aqui vindo nos próximos grupos. Como já disse aqui no blog, ‘Bon Bon Chocolat’ pega as partes boas de ‘DDU-DU DDU-DU‘ e o refrão explosivo de ‘Gashina‘, formando algo bem agradável, que eu só escuto/assisto por causa da sósia da Suzy. Se não, estaria ouvindo só a música da Sunmi mesmo.

13° Hi High – Loona

Forcei muito rs. A intro de ‘Hi High’ já supera todo o restante do trabalho, mas para quem não tinha esperanças de vê-las arrasando no carão no debut, até que eu saí bem satisfeito. A BBC resolveu lançar elas com algo mais tragável para os coreanos, mas como eu já disse lá em cima, eles parecem estar fartos de aegyo. Foi triste vê-las sendo ignoradas por seus conterrâneos, mas pelo menos mostrou pra empresa delas que o foco do grupo deveria ser o ocidente (o que resultou na cremosa e imbatível ‘Butterflyque seria #1 nesse ranking, caso tivesse sido o debut oficial).

12° Like Ooh Aah – Twice

Em 12° lugar temos Twice e seu bubblegum nosso de cada dia. É triste ver que elas estagnaram nisso de serem fofas durante anos em sua carreira. E agora que o grupo está prometendo mudar de conceito, quero ver quantos não-onces vão conseguir lembrar de outra coisa na discografia delas que quase tenha superado o próprio debut. Mas isso é só especulação minha. No próximo comeback elas podem simplesmente voltar pra esse conceito e esquecer que ‘Fancy‘ existiu.

11° Chase Me – Dreamcatcher

Dreamcatcher quase fez a mesma coisa que o EXID. Trocando/adicionando novas meninas no line-up e mudando o seu conceito. Mas diferente do quinteto, a repaginada delas foi total, tanto no estilo da música, quanto no nome do grupo, fazendo com que ‘Chase Me’ pudesse ser considerada como o primeiro passo delas no meio capopeiro. Ainda bem, porque isso aqui é bem bom. Um rockzão que parece ter saído diretamente de algum anime bom.

10° Hocus Pocus – BVNDIT

Abrindo o TOP10 temos as recém-chegadas, BVNDIT. As irmãs da Chungha fizeram bonito com essa faixa de verão em plena primavera (coreana). As integrantes merecem confetes também, pois dificilmente algum outro grupo faria essa canção ser memorável, se não fosse pelos vocais distintos que cada uma tem. Será se eu posso sonhar com elas lançando coisas ao nível do EXID? Porque o line-up me lembrou bastante o ex-quinteto da Banana Culture (exceto pelo fato de que no BVNDIT parece não ter nenhuma rapper, mas isso pode ser só por conta de terem usado uma demo da Chungha, sem fazerem nenhuma alteração nela).

09° Mr. Ambiguous – Mamamoo

Mamamoo fez seu debut com uma trilha sonora de filme ruim-bom de comédia romântica literalmente. Aqui elas se afogaram na fonte do retrô, na música e no clipe. O que foi ótimo e rendeu uma faixa bem distinta e divertida. Só não chegou mais longe nesse ranking por puro gosto pessoal.

08° Lil’ Touch – Oh!GG

Não tem jeito. Eu já ouvi isso mais do que muita coisa lançada em 2019. A unit do SNSD que foi recebida com reações mistas, me agradou bastante. Essa farofa com batida frenética e coreografia exaustiva foi um baita auge na discografia delas, que nunca tinha feito muito por mim. Felizmente as soshis lançam coisas solo que facilmente se alinhariam à essa proposta aqui, então nem me preocupa se elas não lançarem mais nada como “grupo”.

07° Get It – Pristin V

Se o grupo-mãe havia acertado com algo morno, essa unit aqui também acertou lançando exatamente o que eu queria: a filha de ‘Black Widow‘. A Pledis alcançou mais um êxito enxugando o line-up e deixando a coisa mais tragável, trazendo cinco integrantes de timbres distintos e presença de palco impecáveis. Seria ainda melhor se trocassem a Nayoung pela Xiyeon… mas aí não teriam as ex-IOI juntas e a meia duzia de fãs delas tentaria obrigar a empresa a lançar uma nova unit com a stone-face.

06° Girl Front – OEC

Mais uma unit dando o ar da graça nesse ranking e novamente superando seu grupo-mãe. O OEC é livre de erros em tudo, desde o line-up até as canções escolhidas para as meninas (incluindo os álbuns solos). ‘Girl Front’ é uma excelente faixa refrescante de verão que exalta a beleza do trio. Só não é a mais forte delas.

05° Q&A – Cherry Bullet

Mais uma estreia recente que já está dando as caras em uma posição alta aqui. O aegyo com pegada 8bit já feito pelo AOA no ano passado, deu muito certo com as novas garotinhas da FNC. O grupo não é lá dos mais louváveis, já que conta com um número enorme de integrantes descartáveis, mas pelo menos entregou uma farofinha ótima que me viciou desde o dia em que foi lançada. Poderia ser melhor? É claro que poderia. Mas para um debut, isso aqui está tão bom que nem sei.

04° love4eva – YYXY

Outra unit a dar as caras vinda do Loona e a última delas, RIP 1/3. YYXY foi mais um exemplo de expectativas sendo quebradas, tendo uma versão de ‘Gee‘ como debut. Para o ódio dos orbits, que só queriam saber de algo dark e que ficaram tentando forçar algo que as diferenciasse musicalmente do primeiro quarteto. Acabou que ‘love4eva’ é tão chiclete e tão ótima em vários sentidos que me fez assistir o MV over and over again.

03° La Vie en Rose – IZ*ONE

SIM! Como mais uma prova de que line-up não é tudo, IZ*ONE abre o pódio com a ótima ‘La Vie en Rose’. Quem está por trás do Produce merece um prêmio por inventar um modo infalível de transformar pessoas mornas em famosas. Ainda bem que usam disso para lançar coisas que sejam no mínimo ok (não estou incluindo o Wanna One aqui, finjam que eles nunca existiram). A música deste debut está longe de ocupar uma posição alta dentre as minhas favoritas de todos os tempos, mas por falta de concorrência visto que a maioria dos grupos aqui presentes, tiveram seu segundo single sendo superiores ao seu primeiro brilham com a medalha de bronze desse pódio.

02° Dalla Dalla – ITZY

Esse post está cheio de plot twist, não? Esse teencrush das novas protegidas da JYP não me agradou nas primeiras semanas de seu lançamento, mas com o tempo… lá estava eu twerkando junto com a Yuna. É claro que ‘Dalla Dalla’ não deixou de ter seus defeitos, como a parte que elas cantam em coro emulando Twice, mas eu meio que me viciei nela de forma idiopática.

01° No More – UNI.T

E É AQUI QUE A JIRIPOCA PIA!!!

QUE A PORCA TORCE O RABO!!!

QUE O FILHO CHORA E A MÃE NÃO VÊ!!!

Em primeiríssimo lugar está, nada mais, nada menos, que as rainhas do flop: UNI.T. Elas nasceram através daquele The Uni+ e o line up foi muito bom, com várias das minhas faves conseguindo suas últimas chances de tentar brilhar pela última vez. Sendo um dos únicos programas a formar um grupo decente, mas acho que isso cai um pouco no mérito de quase todas elas serem bem maduras e saberem exatamente o quê estão fazendo. A música escolhida para o nascimento das meninas foi esse reggaezão maravilhoso. Com direito à coreografia afrontosa e muito carão. Nada supera isso aqui e só a minha opinião é valida.


Tem melhor maneira de encerrar o post do que ouvindo ‘No More’? Eu acho que não!

Gosta do conteúdo do site? Ajude esse blogueiro a pagar a marmita doando qualquer valor no PIX, com a chave: gostomeu18@gmail.com. Se quiser, também pode encomendar posts e patrociná-los! Apenas lembre-se que alguns conteúdos são mais complexos e difíceis de serem escritos que outros, então faça uma doação consciente ♥

18 comentários em “TAG: Os Melhores Debuts de Girlgroups Segundo Este Blog.

  1. Engraçado que eu curti Happiness, é uma bagunça legal. Eu tbm adorei a completa mudança do Dreamcatcher, o debut do Pristin, do OEC, etc. Acho que as únicas que realmente diria qualquer coisa são a Hocus Pocus e a Whoz That Girl. O debut dos novatos desse ano também não me impressionou muito de primeira ouvida, mas hoje amo todas lol

    Agora falar de LOONA pq aqui é biasismo mesmo mermão e foda-se.

    O debut delas realmente poderia ser Butterfly. Não que a música seja melhor, pra falar a verdade acho que eu prefiro Hi High como música mesmo, porém Butterfly é uma mistura única de conceito, coreografia e representa muito melhor o grupo do que o aegyo mais lugar comum do debut.

    Eu realmente ainda me pergunto o que deu na cabeça da BBC kk Se escutar todas as faixas do + +, Hi High destoa bonito das outras, deixando o X X sendo um albúm bem mais coeso.

    Imagino que ou eles deram pra trás nessa de ser um grupo mais “fora da norma” e só depois perceberam que não colaria e decidiram voltar, ou decidiram dar uma última tentativa de apelar pro público coreano (que como notado nesse post, já estava saturado de aegyo e o girl crush tava dominando desde o inicio do ano) porém o tiro saiu pela culatra

    e tem uma outra parte que é uma teórica doida que acha que era pro LOONA ter debutado mais tarde (ou até esse ano) porém os investidores deram uma apertada na BBC pra apressar o debut das 12, por isso yyxy não teve repack, e eles anunciaram um debut japônes e uma tour mundial tão precocemente.

    Curtido por 1 pessoa

      1. O engraçado é que love4eva é tão doce quanto Hi High, mas realmente funciona melhor como música…

        …será por causa da intro da Grimes?

        Curtido por 1 pessoa

  2. Gostei do ranking, principalmente de Mr. Ambiguous! O triste é que pra mim, essa ainda é a segunda melhor música do Mamamoo (atrás de Piano Man); sinto falta dessa fase mais “jazz” delas, hoje tirando os vozeirões o estilo das músicas delas é basicamente igual ao de tantos outros grupos…

    No mais, senti falta do debut do AOA. Tá que Elvis é ruinzinha, mas quantos grupos debutam com duas versões simultâneas da mesma música? Inclusive tentando (e falhando em) misturar as duas versões nos music shows?

    Sem falar que, com toda a zoeira que a ViVi sofreu em favOriTe por ficar QUASE a música inteira muda, vale lembrar que Elvis realmente tem uma integrante que fica A MÚSICA INTEIRA muda:

    Função da Seolhyun em Elvis: ser gostosa na frente das câmeras.

    Curtido por 1 pessoa

  3. listinha muito boa! Mas eu ainda torço demais o nariz pra Dalla Dalla, mesmo que eu ouça de vez em quando. Não consigo engolir de forma alguma. E é muito engraçado que o Pristin teve debuts acima da média (tanto no grupo quanto na unit) e a Pledis simplesmente cagou pra elas… Nunca vou superar terem matado o grupo…

    inclusive adorei a tag, tenho permissão pra fazer também? HAHAHAHA

    https://falayana.wordpress.com/

    Curtido por 1 pessoa

  4. Ah, sobre o LOONA, uma boa notícia: aos poucos parece que a Coreia do Sul tá abraçando elas. Recentemente elas estamparam um editorial de moda numa revista (segundo o Kpopalypse, comerciais e ensaios fotográficos são mais lucrativos pra idols do que álbuns vendidos e músicas baixadas, então isso é ótimo pra elas), e a Chuu foi confirmada pro elenco de um dorama.

    Com a Chuu no dorama, é possível que o comeback do grupo demore um tempo (se bem que vários idols conseguem conciliar as duas coisas), mas é capaz da BBC aproveitar a oportunidade pra retomar as sub-units.

    Curtido por 1 pessoa

      1. Caramba, não tava sabendo de nada… mas fui no Allkpop e parece que a BBC realmente soltou uma nota oficial informando que ela vai se ausentar por uns meses das atividades do grupo.

        A especulação dos fãs é que isso pode ter a ver com o falecimento da avó dela durante as divulgações de Butterfly, embora seja meio estranho porque isso foi lá entre fevereiro e março. Mas seja o que for, a gente torce pra que ela fique bem, certo?

        O mais engraçado nessa nota é que, até onde eu sei, o LOONA não tinha nada anunciado pros próximos meses mesmo (tinha o álbum de baladas, mas mesmo entre o fandom boa parte já esqueceu), então nem sei se eles precisavam ter se manifestado. Seja como for, se a BBC estiver preocupada em deixar o LOONA muito tempo inativo (mesmo elas tendo acabado de divulgar o último single), taí a oportunidade de tirar o repackage do yyxy da geladeira.

        Curtido por 1 pessoa

      2. Eu ainda torço que o repack do YYXY venha!! E espero mais ainda pelo retorno da Haseul, tá que ela não teve muito destaque no grupo, mas a coitada é uma baita cantora!!

        Curtir

      3. **foi mal, eu disse que a nota fala que ela vai se ausentar por alguns meses, mas na verdade a nota não faz referência a quanto tempo ela vai ficar ausente. Pode ser que seja só um mês ou menos.

        Curtido por 1 pessoa

  5. loona fazendo a coreia otimo para mim ,senti falta do debut de snsd e do aoa e do t-ara mas fora isso gostei ,red velvet kkkk a musica mais estranha delas é hapiness.Sobre produce o unico ate hoje que foi “um pouco justo ” foi o primeiro dps disso agua abaixo

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s