Comentando o Álbum: Final Comeback – Queendom [2019]

E depois de várias semanas rendendo boas novas versões de músicas, Queendom caminha para seu fim. Como vocês já devem saber, o programa existe para colocar 6 artistas femininos em uma batalha de popularidade para decidirem a(s) rainha(s) do k-pop.

É claro que só pedir para os grupos lançarem seus singles sem nenhum pano de fundo seria sacanagem, pois Mamamoo venceria, mas ao longo do programa, aconteceram várias missões e todos tiveram a chance de tentar roubar a coroa do quarteto de titãs.

Como última missão, todos os grupos lançaram uma música inédita e a que se der melhor nos charts até dia 28 (?) irá render uma pontuação altíssima para seu grupo. Tal pontuação será somada às anteriores e assim teremos o ranking final, com a coroa sendo entregue por mérito (ou não, dependendo de qual empresa pagar mais pela vitória).

Mas vamos ao real motivo desse post, que é comentar as canções lançadas hoje.

O álbum começa pelo AOA com Sorry. E para honrar sua aclamada apresentação empoderadora, as meninas resolveram trazer algo bem mais sóbrio que todos seus antigos lançamentos. Ela é boa, mas fica longe de ser a melhor dentre as seis. Tem cara de b-side e cai perfeitamente como um bom filler de álbum de verão. Consigo ver o grupo sendo passado para trás e morrendo em quarto/quinto lugar no ranking.

Em seguida, vemos que o Lovelyz mesmo tendo voltado para o aegyo no mais recente stage delas vou comentar em outro post está a fim de respirar novos ares. Moonlight é meio que companheira da música do AOA, servindo como uma também b-side de álbum de verão. O auge das coitadas no Queendom vai ser mesmo aquele #4 que elas pegaram depois de performarem ‘Sixth Sense‘.

Caralho, que baladão de respeito! Bom foi bem ruinzinha ao longo de todo o reality, mas finalmente parece ter feito algo glorioso e digno de alguém de seu calibre. Falando assim, parece até que Wanna Go Back é SOTY, mas não. Ela só é a melhor coisa da ex-2NE1 desde ‘Spring‘. Btw, pelo menos a tia velha é bem coesa e trouxe para sua música todo aquele drama insuportável de se sentir abandonada e querer o quarteto unido de volta.

Falando em coesão, Guerilla impressiona por seguir à risca toda a imagem que o grupo reforçou no reality. Ela é gostosinha, tem uma aura sonhadora e ainda conta com uma letra muito bonitinha sobre ir atrás daquilo que você quer com fogo nos olhos. Apenas aguardem para ver o quanto Oh My Girl será promovido no meu post ‘TAG: O Definitivo Ranking dos Atos Coreanos Femininos (Segundo Esse Blog)!‘. Dependendo de como for o stage, pode virar minha favorita do álbum com muita facilidade.

E é claro que (G)I-DLE continuaria fazendo algo forte e que pede uma interpretação no palco que metade do grupo não dá conta. Mas sem o acompanhamento visual, Lion é incrivelmente boa. Talvez minha terceira favorita do grupo. E isso vale muito pela boa distribuição de linhas. Conseguiram finalmente dar trabalho para todas as integrantes, cujas mostraram que dão conta sim de modelarem suas vozes tão bem quanto Soyeon. Se forem as campeãs dessa rodada nem reclamo.

Aqui temos o Mamamoo que eu queria. Apesar dos vocais estarem bem gritados, como já é de se esperar, o instrumental foge do lugar comum que elas estão enfiadas há um bom tempo. Só acho que merecia um pouco mais de pulso desde o início. Destiny é como um rocambole recheado com aqueles cremes brancos, sendo gostosinho e perfeito quando estamos na vontade de um doce, mas não é das sobremesas mais incríveis do mundo.


No fim do dia, todos fizeram um bom trabalho. Nenhuma das canções foi genuinamente ruim e as mais fraquinhas serviriam muito bem como b-sides. Não me impressiona se os grupos voltarem a lançar mais coisas daqui uns dias, visto que o Mamamoo já até soltou uma notinha dizendo que seu comeback oficial será em novembro, depois que o Queendom terminar.

Meu ranking considerando esses lançamentos:

1° Lion – (G)I-DLE

2° Guerilla – Oh My Girl

3° Wanna Go Back – Park Bom

4° Destiny – Mamamoo

5° Sorry – AOA

6° Moonlight – Lovelyz

Nota: 8,0

Publicidade

6 comentários em “Comentando o Álbum: Final Comeback – Queendom [2019]

  1. Realmente, todas entregaram algo decente.

    Acho difícil julgar sem ver o MV ou a performance, que muitas vezes mudam minha opinião sobre uma música. Mas num primeiro momento, diria que gostei mais da do Mamamoo (que é quem provavelmente vai ganhar, mesmo); se ela só passasse por uma edição pra cortar uns vinte ou trinta segundos e deixar mais enxuta, ficaria perfeita. A da Bom vem logo atrás (o que pra mim é uma surpresa; não costumo gostar muito do repertório dela), seguida pela do AOA, Lovelyz, G-IDLE e Oh My Girl (mas apesar de eu ter colocado o OMG em último, achei ela legalzinha).

    No fim das contas, o Queendom está rendendo bons frutos. Se rolar uma segunda temporada, torço pra colocarem o LOONA (quer dizer, se a BBC não falir até lá), Yenny (ex-Wonder Girls), Momoland, flopis_9 e Dreamcatcher. Talvez Hyunão também, pro povo surtar com ela e a Yenny interagindo.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu ainda n sei o meu ranking dos singles, mas vou falar um pouco do q eu achei:

    Sorry tem um refrão, rap e ponte bem gostosinhos, mas peca no início da música por ter versos muito down. Isso não deixa a música ruim, mas dá um pouco de preguiça de escutar, sabe? Demora um pouquinho até o refrão entrar e você se envolver, e já que é pra ser uma competição comeback, não b-side, acaba atrapalhando um pouco. Mas os vocais tavam incríveis, principalmente o da Seolhyun que continua me surpreendendo.

    Moonlight… nossa, cada hora eu acho uma coisa, mas no geral gosto bastante dela. Achei engraçado a Kei não ter tido tanto destaque assim na música, mas relevemos. Amei os gritos da Babysoul (é assim q se escreve?) por outro lado. Acho q a música em si é mt boa, mas se tivesse um pouco mais de variedade vocal (só uma delas n tem/faz voz tão aguda) ela ia se beneficiar bastante.

    O da Bom (desculpa, esqueci o nome) começou como um dos mais merrecas pra mim, mas foi crescendo com as ouvidas. Agora eu escuto e aproveito bastante. Amei a última high note tbm. Só acho q a Bom precisa dar uma variada nas músicas dela. É tudo muito parecido, o mesmo estilo, sem falar que essa mulher só faz música triste (e que parece estar de luto pelo 2NE1 até hoje). Mas eu gostei. Agora falta ver como ela vai aguentar o tranco de cantar isso ao vivo, né.

    Guerilla tem versos bem gostosinhos desde o início, e, embora eu possa curtir o refrão, acho que ele podia ser melhorzinho. Ele não brilha tanto na música. Bom, mas é o Oh My Girl, então quem sabe a apresentação mude a minha opinião.

    Lion é e foi desde o início a melhor para mim. Não sou a maior fã do (G)I-DLE, mas tenho que admitir isso. Para mim, esse é dos singles o que mais parece com uma faixa título de álbum. Eu gosto da vibe. A vibe me lembra Hann, mas o ritmo é completamente diferente. A Miyeon não chama muito a atenção nos palcos ou na personalidade, mas a voz dela brilha aqui. Vi que milkaram o crescimento da popularidade da Soojin aqui, deram o maior número de linhas para ela. Não acho q ela merece tudo isso, mas deixa pra lá. Só achei meio ?! a Soyeon colocar no rap dela que elas são contra o preconceito ou algo assim. A-hã, acredito, senhorita apropriação cultural meio-racista.

    Agora, Destiny. Eu gostei, gostei mesmo, mas o povo acha que é a última coca-cola do deserto. Não é pra tanto, gente. Amo o refrão emotivo e o final também ficou bem legal. Como sempre, ótimos vocais e um rap contido legal. Mas o negócio devia cortar os primeiros 35 segundos. São desnecessários e deixam você com preguiça de ouvir a música.

    Bom, é isso. Só queria que os fãs pelo twitter etc. julgassem os singles com objetividade, e não ficassem endeusando coisa que nem é tão revolucionária assim, mas fora isso, tudo bem.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s