As posições no k-pop.

Recentemente uma amiga veio dar a sugestão de post, pois ela meio que fica um pouco perdida (com total razão) nesse negócio de posições no k-pop. Para quem não sabe, os grupos são formados pelas empresas com a intenção de serem equilibrados. Cada membro é escolhido para exercer uma função específica, seja ela focada na dança, no canto, no rap, em atrair mais fãs ou uma que está se tornando mais popular dia após dia, a de composição.

Dentro das três principais categorias (canto, dança e rap), existem subdivisões e eu vou explicar uma a uma em seguida, começando pelo canto (vocalistas).

  • Vocalista Principal (main vocal): É o fodão dos gritos. Geralmente ganha a maior quantidade de linhas nas músicas e executa a maioria dos high notes. Os grupos geralmente possuem apenas um ou dois nessa função.
    • Wendy (Red Velvet), Rosé (Blackpink), Jihyo (Twice), Kihyun (Monsta X), MJ (Astro) e etc.
  • Vocalista Líder (lead vocal): São os vocalistas bons, mas que por algum motivo, não se tornaram os principais. Em alguns casos é bem normal eles executarem as mesmas funções do main vocal, só não carregam tal título por pura subjetividade da empresa.
    • Seulgi (Red Velvet), Nayeon (Twice), Shownu (Monsta X), Moonbin e Sanha (Astro) e etc.
  • Vocalista de Apoio/Guia: São o resto dos cantores, raramente essa posição vem sozinha, geralmente as empresas rotulam os centers, dançarinos ou visuais com essa função, para que eles se sintam mais úteis.
    • Joy (Red Velvet), Sana e Mina (Twice), Wonho (ex-Monsta X), Eunwoo (Astro) e etc.

As posições de dança seguem mais ou menos este mesmo molde, com suas funções adaptadas às suas capacidades.

  • Dançarino Principal (main dancer): É aquele que dança horrores. Geralmente fica no centro durante o dance break e alguns deles ajudam na criação da coreografia.
    • Seulgi (Red Velvet), Momo (Twice), Lisa (Blackpink), Shownu (Monsta X), Rocky (Astro), J-Hope (BTS) e etc.
  • Dançarino Líder (lead dancer): Está abaixo do principal, mas também dança muito bem.
    • Irene (Red Velvet), Mina (Twice), Jennie (Blackpink), Wonho (ex-Monsta X), Moonbin (Astro), Jungkook e Jimin (BTS) e etc.
  • Dançarino de Apoio/Guia: Não dança tão bem quanto os anteriores, mas serve muito bem a ponto de receber a função da dança.
    • Joy e Yeri (Red Velvet), Sana e Dahyun (Twice), Jisoo (Blackpink), Hyungwon (Monsta X), Eunwoo (Astro), V (BTS) e etc.

O rap também é o mesmo formato:

  • Rapper Principal (main rapper): o cidadão que faz o melhor rap. Geralmente também escrevem suas próprias letras.
    • Chaeyoung (Twice), Jennie (Blackpink), Jooheon (Monsta X), Jin Jin (Astro), Suga (BTS) e etc.
  • Rapper Líder (lead rapper): Segundo melhor na hierarquia.
    • Dahyun (Twice), Lisa (Blackpink), IM (Monsta X), Rocky (Astro), RM e J-Hope (BTS) e etc.
  • Rapper de Apoio/Guia: Terceiro melhor na hierarquia, ou integrante que não sabe cantar e dançar.
    • Momo (Twice), Yeri (Red Velvet), Jungkook (BTS) e etc.

Além destas ainda existem mais funções, um grupo de k-pop tem uma formação muito complexa e não é focado somente na música. Ele tem o objetivo de atingir diferentes áreas do entretenimento coreano e internacional, como participar de doramas, filmes, propagandas e até de programas de variedades. As posições são as seguintes:

  • Líder: A pessoa designada a guiar o grupo pelos confins do k-pop, como se eles já não fossem controlados pela empresa e algumas vezes é definido com base na idade (o que nem sempre dá certo). O integrante com tal posição, também serve como articulador e em programas de entretenimento ou entrevistas é o que responde ou indica qual membro irá responder a pergunta (é importante ser uma pessoa que fale bem e, atualmente, que saiba falar inglês para se dar bem aqui no ocidente). Btw, um bom exemplo de líder é o RM do BTS, pois ele possui uma oratória muito boa e sabe muito bem a hora de parar de falar e indicar outro membro para fazê-lo. E um exemplo não muito bom assim é a Irene do Red Velvet que foi escolhida baseado na idade, por ser a mais velha. Porém a gatinha tem uma personalidade bem fechada e é tímida, então é super comum ver a Seulgi socorrendo ela em algumas entrevistas onde o pessoal se direciona à Irene por ela carregar o título de líder (lembrando que isso não é hate e eu sou um reveluv que ama a Irene, mas verdade seja dita, ela é bem fechada e é culpa da SM terem escolhido uma líder com essa personalidade).
    • RM (BTS), Irene (Red Velvet), Jihyo (Twice) e etc.
  • Visual: É o mais bonito do grupo (segundo a empresa), na maioria dos casos, é o que mais se envolve com trabalhos de modelo para bebidas, cosméticos, eletrônicos e etc. Geralmente também é o mais “padrãozinho” coreano e/ou o mais disposto a realizar intervenções de beleza no rosto. O grupo também pode ter mais de um nessa função.
    • Irene (Red Velvet), Tzuyu e Nayeon (Twice), Jisoo (Blackpink), Eunwoo (Astro), V e Jin (BTS) e etc.
  • Face: Esta posição é a única definida após o debut, pois ela se trata do integrante mais famoso e cobiçado pelas fãs ou marcas. Algumas vezes o visual também se torna o face, por chamar bastante atenção pela beleza.
    • Irene (Red Velvet), Jooheon (Monsta X), Nayeon (Twice há controversas), Moonbin (Astro), Jungkook (BTS) e etc.
  • Center: Escolhido pela empresa, é o integrante com maiores benefícios e destaque dentro do grupo. É aquele que a empresa força uma popularidade, como se fosse a última bolacha do pacote. Em alguns casos isso dá certo, mas em outros só fica irritante mesmo. Alguns dos grupos já citados no post não possuem essa posição, ela voltou a ser “famosa” após o Produce e a partir disso, os grupos começaram a revezar entre os integrantes (tipo Red Velvet que atualmente possui um clipe mais focado em uma das integrantes do que nas outras).
    • Centers Oficiais: Somi (IOI), Daniel (Wanna One), Jungkook (BTS) e etc.
    • Integrantes que eu considero como Centers: Taeyong (NCT), Nayeon (Twice), Jennie (Blackpink) e etc.
  • Maknae: Não é bem uma função, mas os coreanos adoram reforçar a hierarquia de idade, então é óbvio que tinham que criar isso. Tal integrante é o mais novo do grupo e na maioria das vezes, precisa ter uma personalidade alegre, louca e/ou “desleixada“, caso contrário vira motivo de piada por não ser uma “criança competente“.
    • Yeri (Red Velvet), Jungkook (BTS), Tzuyu (Twice), Somi (IOI), Sanha (Astro) e etc.

É isso. Acredito que consegui falar de todas as posições. Caso eu tenha esquecido alguma ou errado a posição do seu fave na hora dos exemplos, diga aí nos comentários que eu acrescento/corrijo depois 😉

Gosta do conteúdo do site? Ajude esse blogueiro a pagar a marmita doando qualquer valor no PIX, com a chave: gostomeu18@gmail.com. Se quiser, também pode encomendar posts e patrociná-los! Apenas lembre-se que alguns conteúdos são mais complexos e difíceis de serem escritos que outros, então faça uma doação consciente ♥

20 comentários em “As posições no k-pop.

    1. O falecido Asian Mixtape tinha um glossário, lembram? Com todo o deboche que o Bruno sempre colocava nos textos, além de incluir verbetes como “bad meaning good”, “contrato escravo” e “the pretty girls are…”.

      A perda do Asian Mixtape continua irreparável até os dias de hoje…

      Curtido por 2 pessoas

  1. Esse negócio da empresa forçar a barra pro center é realmente irritante. Tipo. Eu adoro a Jennie e a Nayeon. Mas odeio quando BLACKPINK vira “Jennie e suas amigas” e o TWICE vira “Nayeon e suas amigas”. As outras integrantes são legais também. E isso só gera hate na center. Jennie que o diga.

    Isso é tão real que a SM segurou a onda com a Karina percebendo que a galera não estava gostando de tanta babação de ovo em cima da garota e passou a investir em todas as meninas do Aespa.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu também acho uma porcaria em casos muito extremos como os que você citou.

      Só acho que fica legal relacionado a materiais promocionais, como teasers ou fotos (a center se posicionar no centro e tals).

      Curtir

      1. Eu quero tentar pegar as posições vocalista principal,rapper principal, dançarina lider e líder pois eu me considero uma ótima cantora,uma ótima rapper e uma boa dançarina e líder pq eu estou cursando inglês não sou tímida e falo muito bem. E talvez ser a visual

        Curtido por 1 pessoa

  2. Eu amei a descrições sinceronas hahahahha mas aqui, o RM nao é o main rapper do BTS não, é o Suga. Ele é o Leader Rapper junto c o Jhope. E os visuais do grupo são o V e o Jin, o Jk é só o face pq ele é o center oficial e, hoje, ele é o mais popular worldwide… De resto tá td perfeito, a explicação foi ótima pra quem ainda não é tão inteirado no kpop.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Eu amei a descrições sinceronas hahahahha mas aqui, o RM nao é o main rapper do BTS não, é o Suga. Ele é o Leader Rapper junto c o Jhope. E os visuais do grupo são o V e o Jin, o Jk é só o face pq ele é o center oficial e, hoje, ele é o mais popular worldwide… De resto tá td perfeito, a explicação foi ótima pra quem ainda não é tão inteirado no kpop.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário