Conheça o artista: Oh My Girl, o grupo aegyo que passei a gostar.

Confesso que após o Queendom eu deitei completamente para o Oh My Girl. As meninas me fizeram apaixonar por sua aura aegyo e mágica. Eu até dei uma segunda chance para o repertório pregresso das gatas e fiquei bem feliz ao ouvir tudo. Nisso, resolvi pesquisar mais sobre elas, nascendo assim mais um ‘Conheça o artista‘, que nada mais é do que um compilado de informações que eu colho aqui e ali para montar um “guia” para quem quiser ler.


Introdução

Oh My Girl é originalmente um grupo com oito integrantes, formado pela empresa WM Entertainment e debutou em 21 de Abril de 2015. Sua imagem tem forte influência do aegyo-concept e alterna entre um lado mais espevitado/alegre e outro mais teatral/sentimental ao longo de seus lançamentos. Infelizmente, uma de suas integrantes se afastou e posteriormente saiu, devido à problemas de saúde.

Nome do Fandom: Miracle

Lightstick Oficial:

omg


Integrantes

Opera Instantâneo_2020-01-02_224000_kpopping.com

Nome Artístico (Nome Real): Hyojung (Choi Hyojung)

Posições: Líder, vocalista principal e dançarina líder

Data de Nascimento: 28 de Julho de 1994

Signo: Leão

Opera Instantâneo_2020-01-02_224054_kpopping.com

Nome Artístico (Nome Real): Mimi (Kim Minhyun)

Posições: Rapper principal, dançarina principal, vocalista de apoio e compositora

Data de Nascimento: 01 de Maio de 1995

Signo: Touro

Opera Instantâneo_2020-01-02_224037_kpopping.com

Nome Artístico (Nome Real): YooA (Yoo Shian)

Posições: Dançarina principal, vocalista líder e face

Data de Nascimento: 17 de Setembro de 1995

Signo: Virgem

Opera Instantâneo_2020-01-02_223922_kpopping.com

Nome Artístico (Nome Real): Seunghee (Hyun Seunghee)

Posição: Vocalista principal

Data de Nascimento: 25 de Janeiro de 1996

Signo: Aquário

Opera Instantâneo_2020-01-02_224021_kpopping.com

Nome Artístico (Nome Real): Jiho (Kim Jiho)

Posições: Vocalista líder, dançarina guia e visual

Data de Nascimento: 04 de Abril de 1997

Signo: Áries

Opera Instantâneo_2020-01-02_223858_kpopping.com

Nome Artístico (Nome Real): Binnie (Bae Yubin)

Posições: Dançarina líder, rapper líder e vocalista de apoio

Data de Nascimento: 09 de Setembro de 1997

Signo: Virgem

Opera Instantâneo_2020-01-02_223944_kpopping.com

Nome Artístico (Nome Real): Arin (Choi Yewon)

Posições: Dançarina guia, vocalista guia e maknae

Data de Nascimento: 18 de Junho de 1999

Signo: Gêmeos


Ex-integrante

Opera Instantâneo_2020-01-02_224234_channel-korea.com

Nome Artístico (Nome Real): JinE (Shin Hyejin)

Antiga Posição: Vocalista de Apoio

Data de Nascimento: 22 de Janeiro de 1995

Signo: Aquário


Conceito e Descrição do Grupo

Oh My Girl realizou seu debut em 21 de Abril de 2015, com o line-up contando com todas as oito integrantes citadas acima. Seu EP de estréia, que leva o nome do grupo, teve como single ‘Cupid‘, que apesar de ser um aegyo-comum, serve como uma boa faixa de debut, daquelas focadas em mostrar as integrantes e a imagem que elas querem passar.

Mas foi em 7 de Outubro que o grupo conseguiu elevar sua sonoridade e imagem a outro patamar. Seu primeiro comeback, teve a incrível ‘Closer‘ como single e também um mini album de mesmo nome. A title começa a dar indícios de que elas possuem lados distintos como o red e o velvet “patenteado” pelo grupo da SM. Mas no caso do Oh My Girl, o primeiro seria o colorido e espevitado do debut e o segundo seria o aegyo-teatral-com-bastante-natureza-nos-clipes mostrado neste comeback.

Como mais uma prova disso, elas lançaram mais um EP, que leva o nome de Pink Ocean e ‘Liar Liar‘ foi o single escolhido para suas promoções, tendo seu lançamento em 28 de Março de 2016. Aqui, o grupo volta às origens com algo colorido e espevitado, entregando também um bubblegum que foi a música mais popular do grupo durante um bom tempo.

Logo em seguida a empresa das garotas já anunciou que seu comeback mais recente ganharia um repack. Seu novo título também nomeou o single, sendo ele ‘Wind Day‘. Nele, o Oh My Girl volta ao velvet, entregando uma faixa muito gostosinha, com um refrão apoiado em batidas indianas e um clipe transbordando natureza.

Em 01 de Agosto de 2016 elas decidiram lançar um álbum especial de verão, contando com regravações de grandes sucessos do passado. O single foi a canção ‘Listen To My Word‘ originalmente lançada por Papaya nos anos 2000.

No dia 25 do mesmo mês, a empresa publicou um comunicado de que JinE estaria dando uma pausa em suas atividades pois foi diagnosticada com anorexia. A integrante pausou suas atividades para focar em sua recuperação. Desde então Oh My Girl continuou suas promoções como um grupo de sete membros.

Para abrir os trabalhos em 2017, foi lançado ‘Coloring Book‘ em 03 de Abril, com um EP, de mesmo nome. De volta ao lado red, elas entregaram mais um single divertido e colorido com visuais fortemente inspirados em ‘Rookie‘ do Red Velvet.

Posteriormente, em 30 de outubro, foi confirmado que devido aos problemas contínuos de saúde, JinE encerrou seu contrato com a empresa e saiu oficialmente do grupo. Com Oh My Girl se firmando com o line-up de sete integrantes.

Em 23 de Janeiro de 2018 elas fizeram mais um comeback com ‘Secret Garden‘ sendo seu quinto EP, cujo nome é o mesmo do single. Este lançamento trouxe mais uma vez o lado velvet e foi responsável por trazer à elas sua primeira vitória nos music shows. Tal acontecimento acendeu novamente o fogo no rabo da WM, que passou a agarrar todas as oportunidades que podia para promover suas garotas.

Com medo de jogá-las no aegyo açucarado ao extremo e ver as pessoas desistindo de seu grupo, a WM tomou a decisão acertada de lançar uma nova unit chamada Oh My Girl Banhana, com as integrantes Binnie, Arin e Hyojung. Assim, puderam lançar ‘Banana Allergy Monkey‘ sem correr riscos das pessoas fuzilarem as meninas. Afinal de contas, poderiam usar a desculpa de ser “só uma unit”. O debut ocorreu no dia 02 de Abril de 2018.

Em 10 de Setembro do mesmo ano um novo comeback foi realizado com o EP e single de mesmo nome, ‘Remember Me‘. A title recebeu muitas críticas (da minha bolha social) por ser um pancadão homogêneo, sem um refrão fritador de miolos ou algo que diferenciasse alguma parte específica da música. Eu não acho tão ruim assim e não ignoro se estiver numa playlist, por exemplo.

Em 2019 a empresa finalmente resolveu dar um LP ao grupo, sendo lançado no dia 08 de Maio com a faixa título ‘The Fifth Season‘. O photoshoot do álbum é simplesmente perfeito, contando com uma versão intitulada de “drawing” que parece um compilado de obras de arte pintadas a mão. Foi aí que o grupo começou a me chamar atenção.

Em seguida, no dia 05 de Agosto foi lançado o repack deste álbum. Agora intitulado Fall In Love, conta com o single ‘Bungee‘, trazendo de volta o lado red para uma tentativa de summer hit.

Após a Mnet anunciar o lançamento de seu novo reality, o Queendom, foi revelado que Oh My Girl estaria entre os competidores e batalharia pela vaga de rainhas do k-pop ao lado de Mamamoo, (G)I-DLE, AOA, Park Bom e Lovelyz. Apesar de não terem conseguido a vitória, as garotas puderam se orgulhar, pois sua popularidade cresceu bastante e recebeu inúmeras propostas para participarem de CF’s.

Além disso, elas despejaram coisas muito boas durante o programa como o remake de ‘Destiny‘ (originalmente do Lovelyz), o stage com fogo nos olhos de ‘Twilight‘ e o single inédito ‘Guerilla‘. Foi bem bacana acompanhar o desenrolar do grupo no reality, pois deu para perceber um amadurecimento orgânico da imagem delas ao longo dos episódios.

Agora é esperar para ver o que a WM Entertainment vai decidir fazer no próximo comeback do grupo, após elas  fazerem uma transição tão redondinha para um conceito mais sóbrio e “adulto” durante o reality. Quero muito sonhar que a era ‘I’m So Sick‘ do Oh My Girl está vindo, mas como elas possuem aquela dualidade de imagem, não quero criar expectativas.


Obs.: Ignorei a carreira japonesa como sempre, pois principalmente no caso delas, se trata de 90% de regravações das músicas coreanas. E também não é toda música japonesa que me agrada (por conta do idioma).

4 comentários em “Conheça o artista: Oh My Girl, o grupo aegyo que passei a gostar.

  1. O Oh My Girl chamou minha atenção desde que ouvi Liar Liar. Para mim continua sendo uma das melhores delas. Depois comecei a conhecer mais o grupo, as músicas e as membros e eu adorei tudo (bias é a Hyojung lol).

    Sempre soube o quão talentosas e completas elas eram, elas tem pontos fortes em todas as frentes. Seja canto, dança, rap, variety, visuais. Tudo. E sinceramente elas tem tanto uma discografia muito boa quanto coreografias maravilhosas e ambos quase não são reconhecidos.

    Gosto tanto do lado mais etéreo quanto do lado mais aegyo chicletinho e adoro como elas conseguem fazer essa transição tão bem entre esses dois conceitos e ser sempre bem recebidas com isso. Agora tenho que admitir, acho que o lado mais etéreo e mágico dá uma diferenciadazinha a mais nelas quanto aos outros girl groups (principalmente agora que a moda é girl crush vida loka).

    Acho que quando elas amadurecerem mais a imagem e o som, eu gostaria que elas tivessem ainda essa veia etérea e mágica, no estilo de Guerilla. Elas realmente ficariam bem únicas no catalogo de girl groups

    Curtido por 1 pessoa

  2. Sinceramente amo elas deste do debut !! Sempre gostei dessa mudança sonora delas ,elas conseguem entregar tudo de bom dentro de um grupo
    Visuais ,rap ,dança e canto são boas e muito talentosas
    E o mais interessante que o grupo nunca foi revelado com essa proposta mística e mágica e dramática e um lado mais louco e divertido
    Mas acho que elas conseguem trazer o conceito mágico e fantasioso melhor que cósmics girls que tem esse conceito como oficial

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s