Comentando o Álbum: ‘The ReVe Festival’ Finale – Red Velvet [2019]

Em 2019 as boleiras lançaram uma trilogia muito boa para comemorar seu último ano como principal act feminino da empresa. Se isso foi encarado como “a última chance” delas aproveitarem tal posição ou como um possível início de descanso para as cinco, depende do que cada um interpreta.

The ReVe Festival trouxe uma primeira parte que eu amei a grande maioria do álbum, cujo vocês podem ler a resenha dele clicando aqui. Seu segundo EP não me animou muito, gostei bastante do single, mas ignorei totalmente as b-sides. E por último, decidiram fazer como o SHINee e relançar as primeiras partes com a adição de algumas inéditas.

Eu meio que estava adiando essa resenha, porém fui ouvir novamente a parte final do projeto e percebi que ele é mais uma adição forte na discografia do grupo. Se formos analisar as duas primeiras partes separadamente, temos um EP magnífico e outro dispensável, mas com tudo junto aqui, funciona bem mais.

O, agora, LP traz Psycho como o principal single, sendo o melhor dentre os três liberados por elas nesse trabalho. A faixa está dominando minha playlist e também os charts coreanos desde o dia em que foi lançada e parece ter ficado melhor após todo o hype passar. Ainda teve uma coreografia forte que faz as cinco parecerem mais mulherões do que já são.

A primeira b-side inédita a dar as caras segue com o clima chique e forte criado pela title. In & Out é um bom exemplo de música cheia de elementos, mas que ao mesmo tempo é contida para se encaixar ao lado velvet. É uma faixa bem boa e está no nível das tracks do The Perfect Red Velvet que, diga-se de passagem, é uma obra de arte (oi armys).

Remember Forever é mais uma inédita e vem trazer a melancolia de uma balada, logo no começo do álbum. Eu, como fã, gosto muito de ouvir os timbres das meninas nesse tipo de coisa, porém é inegável que a faixa se trata só de uma baladinha-lugar-comum. Agrada os reveluvs, mas o resto das pessoas irão passar batido.

Infelizmente, no meio do álbum temos o calcanhar de Aquiles. Aqui estão as b-sides da segunda parte do projeto e como já disse acima, elas são bem ok na minha opinião. Eyes Locked, Hands Locked é uma faixa de corno legalzinha, Ladies Night traz o grupo se arriscando num lado red cheio dos trompetes, Jumpin’ é uma das mais agradáveis dentre elas, sendo bem chiclete e divertida dentro do possível, Love Is The Way é a faixa obrigatória que irá servir como música tema do reality das garotas, o que deixará todos com ela na cabeça por meses e Carpool, assim como a música dos gados e a do pulinho, é outra agradável, mas não passa disso.

Voltando às coisas ótimas, temos o segundo single da tracklist. Mesmo que Umpah Umpah não seja lá uma invenção absurda e cheia de elementos, eu gosto em como ela emula filmes teen da Disney dos anos 2000. Até GFriend poderia lançar isso aqui, mas eu adoraria horrores nas vozes de qualquer um as meninas da Source sonham com um bop desse. E o clipe também é extremamente adorável com o verão-concept gritando, mas ao mesmo tempo contando com cenários propositalmente artificiais. Outro fato é que gosto em como uma vez ao ano o quinteto se deixa jogar em algo menos experimental. Ajuda bastante a dar uma respirada na imagem delas, sem parecer que são um grupo que tenta demais.

LP continua empacado no mesmo lugar que a coloquei no dia que foi lançada no Day 1. Eu até hoje não consigo definir se é boa ou descartável… fica numa categoria que não ouço, mas também não consigo falar mal… vai entender. Basicamente, a mesma categoria das b-sides do Day 2.

Outra que também continuo com uma opinião parecida desde o lançamento é Parade. Ela é bem gostosa e cheia de detalhes no instrumental que são impossíveis perceber em uma ouvida apenas. Ainda sonho com um clipe num colégio dos EUA.

Uma das minhas favoritas deste projeto, Bing Bing, frita qualquer neurônio e só precisa de três segundos para isso. Começa com uma batidinha tímida porém frenética e vai crescendo a cada segundo até a faixa acabar e você estar exausto (no bom sentido) de tanto dançar mentalmente com a bobagem. Ainda conta com algumas mudanças extremamente bem feitas no instrumental e um high note da Wendy que só Jesus na causa.

Milkshake ganhou um clipe bem divertidinho em forma de comemoração ao quinto ano de debut do quinteto. A música é muito gostosa e animada, perfeita para fazer qualquer um sair do ostracismo direto à proatividade.

Sunny Side Up! foi outra que veio atordoar a vida da meia dúzia de reveluvs que ouvem álbuns. A b-side é uma delícia do começo ao fim, sendo um perfeito exemplo de lado velvet do quinteto, além de ser uma ótima adição à quantidade ligeiramente grande de músicas de girlgroups com essa pegada reggae. Daria um lindo single, que abre inúmeras possibilidades de clipes fumados.

O primeiro single a ser lançado pelo projeto, não é uma bobagem mainstream gostosinha como as anteriores, mas sim, um perfeito exemplo da maluquice que o quinteto carrega desde o debut. Zimzalabim possui inúmeros momentos esquizofrênicos e grudentos, conseguindo se sair melhor que ‘RBB‘, mesmo que seguindo uma fórmula parecida.

E para encerrar, temos a balada-lugar-comu… não, espera! Elas estão mesmo jogando a melhor b-side inédita pro fim? La Rouge recebeu algumas fancams no twitter e desde que eu ouvi pela primeira vez fiquei completamente apaixonado. Ela não tem cara de single, mas caso o quinteto fosse se apresentar em music shows, daria uma ótima concorrente à melhor “stage-especial” do grupo ao lado de ‘Cool Hot Sweet Love‘.


No fim do dia, ‘The ReVe Festival’ Finale não é o melhor álbum do Red Velvet, mas traz faixas incríveis à discografia delas. Dentre suas DEZESSEIS músicas eu gosto genuinamente de dez. Sem tentar forçar nem nada.

É um saldo bem positivo e conta com uma tracklist mista entre os lados red e velvet, o que é bem legal de repararmos, já que o primeiro e o segundo álbum de estúdio delas foram exclusivos de cada um destes lados, respectivamente. A SM conseguiu criar um projeto “megalomaníaco” que faz jus ao seu nome, por se tratar literalmente de um festival com tudo aquilo que o grupo sempre soube entregar com bastante competência.

Nota: 8,3

12 comentários em “Comentando o Álbum: ‘The ReVe Festival’ Finale – Red Velvet [2019]

  1. Esse álbum tem um bom saldo comigo, não é meu preferido, mas complementa, digamos assim, todos os outros. Adoro a discografia do Red Velvet e aproveito enquanto a SM ainda está se dando ao trabalho de divulga-las e etc. Gostaria de deixar Umpah Umpah em destaque por aqui, apesar de ser um single de verão, eu simplesmente adoro essa música, sei lá porque. Princesas, sucessoras naturais do F(x).

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu realmente espero que a SM não jogue um grupo incrível como o Red Velvet no porão agora que vai lançar um novo gg. Levando um conta o quanto elas são hitadas acredito que eles não fazer isso, maaas pode se esperar tudo da empresa. Espero que agora elas tenham mais tempo pra descansar. Um LP por ano tá bom né?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Acho que um álbum por ano rola sim (:

      E também tem aquele rumor de que as integrantes iriam começar a debutar solo… Wendy seria a primeira agora no inverno e depois seria Seulgi quase no verão… mas depois do acidente, não sei se os planos ainda continuam de pé (lembrando que era só um rumor e pode ser tudo invenção da cabeça de algum reveluv).

      Curtir

  3. Red Velvet segue sendo um dos melhores grupos do kpop, qualidade não falta pra elas, mesmo lançando bombas de vezes em quando (sim, zimzalabim, estou falando de você). As b-sides do grupo, em sua maioria, são incríveis.

    O Finale trouxe ótimas faixas, amo Psycho (mesmo o produtor deixando a música melhor no MV e cagando ela no Spotify) e In & Out.

    Um pensamento aleatório: imaginando aqui se “Love is the way” ganhasse um MV num conceito meio anos 50 (?). A música tem uma pegada assim, gosto.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s