TAG: 10 músicas superestimadas no K-Pop.

Daí que já faz alguns meses (talvez até um ano) desde que eu postei a última TAG aqui no blog. E como os que me acompanham a mais tempo já sabem, eu adoro essa pataquada de fazer posts respondendo questionários ou seguir alguma regra específica. Tanho vários exemplos aqui no blog, que vocês podem ler clicando aqui.

E mais recentemente, Dougie teve a ideia de fazer um post gongando 10 músicas que são consideradas hinos pela massa, mas que na opinião dele são bem qualquer coisa ou superestimadas. O Lunei foi na rabeira e também fez o dele. Seguido pelo Arthur, que aproveitou para convocar o resto da blogosfera para acompanhar a tendência. O Guilherme também postou o dele. E agora chegou minha vez.

Confesso que eu estava desanimado pois pensava que não tinha muitas músicas que eu considerasse mornas para seus hypes. Mas aí fui sentar e escrever uma listinha e… UOU! Lembrei de 16 músicas em menos de dez minutos. Escolhi as mais polêmicas e botei numa ordem baseada em petulância da fanbase. Então as que estão lá embaixo podem me angariar bons comentários de ódio…

Confiram então a minha listinha, começando pelo 10° lugar que jura que é o hino do k-pop old-school.

10° Only One – BoA

Porque a Chungha já criou uma oreografia bem mais legal com esse conceito de rolar em cima dos dançarinos…

Toda vez que BoA é citada em algum lugar, seja em uma conversa entre capopeiros ou mesmo em programas de TV coreanos, ‘Only One’ é relembrada com muito amor. Dentre as justificativas, está a de como a coreografia é ótima e em como a cantora dança para caralho. Assim como a de como a melodia é lendária.

Sinceramente? Que grande bosta. A própria cantora possui inúmeros trecos bem mais inventivos, com imagens mais icônicas e até com coreografias verdadeiramente difíceis. Só acho triste em como as coisas seguem um padrão, ao qual a canção mais lugar-comum de um certo ato, que se torna a grande marca registrada do mesmo. Tanto para os fãs, quanto para a mídia.

E o 9° lugar é mais um grande exemplo disso.

09° Me Gustas Tu – GFriend

Porque uma coreografia difícil não faz essa água com açúcar ser melhor do que qualquer outro treco do gênero.

GFriend pode fazer o tanto de sucesso que for, mas essa porcaria aqui ainda continuará sendo o que colocou elas no mapa da Coreia do Sul. Não tenho muito o que dizer, além de que a faixa é só mais um white-aegyo agudo e ruim.

É uma pena que os fãs só queriam isso delas, o que fez o grupo passar uns bons anos no ostracismo. Ainda bem que a Big Hit comprou elas e, querendo vocês ou não, fez o grupo ficar decente.

No 8° lugar temos um caso diferente, onde a empresa teve coragem de variar o catálogo do grupo, mas colocando uma gatinha pra cantar sozinha.

08° I Just Wanna Dance – Tiffany Youg

Porque uma soshi rebolando não é salvação do k-pop.

Olha, a tentativa foi muito boa. Entendo a vontade de transformar a imagem das soshis. Mas pra mim, ‘I Just Wanna Dance’ é uma música bem ok para a aclamação que tem. O instrumental é um enorme pau-mole. E a Tiffany não é a pessoa certa para se colocar pra dançar.

Falta pulso e iconicidade, mesmo apostando em algo que o grupo nunca fez. Muitos rezam pra gata voltar pra essa sonoridade, mas eu prefiro mil vezes os voguings. E até mesmo as coisas mais pedantes como ‘Lips On Lips‘.

Para o 7° lugar vocês vão conferir algo mais… digamos… saturado.

07° Adios – Everglow

Porque é a pior tentativa do grupo em emular o Blackpink.

Everglow já nasceu aclamado por unir seis gatinhas para lançar mais demos do Blackpink, enquanto o quarteto estava em suas pausas enormes. Aclamado só pela fanbase mesmo, porque essa ‘Adios’, pelo amor né?

A música tem várias mudanças no ritmo, mesmo que o instrumental seja bem colocado e não a deixe parecendo uma ‘How You Like That‘. Porém, eu mesmo não sei como algum dia ouvi isso e tive a coragem de dizer que é bom. Deveria estar muito chapado de poluição.

Assim como eu estava chapado quando gostei da 6° colocada.

06° Chase Me – Dreamcatcher

Porque esse refrão é insuportavelmente irritante.

Dreamcatcher é um grande número do k-pop que arrebatou o coraçãozinho fraco dos otakus que ouvem k-pop. A grande maioria de seus singles, parece trilha sonora de anime e isso tem seus pontos positivos e negativos. Ao mesmo tempo em que as gatinhas entregam faixas com muito pulso, elas podem cair na armadilha de colocar força demais.

E este segundo cenário é um resumo muito bom do que ‘Chase Me’ é. Eu até acho muito agradável ouvir dois minutos da faixa. Mas depois que passa esse tempo, não quero ouvir pelos próximos 3 meses. Tem tanta energia que quase frita o cérebro de qualquer um. Ainda bem que continuaram reciclando essa fórmula, só que dosando bem melhor o pulso e entregando alguns trecos bons.

E falando em reciclagem, vamos à 5° colocada.

05° Like Ooh Ahh – Twice

Porque os fãs juram que isso é sexy, mas é só mais um aegyo espevitado.

‘Like Ooh Ahh’ é bem legalzinha sim. É uma das melhores faixas para se introduzir um rookie, trazendo até uma excelente dinâmica entre as integrantes durante sua execução. Mas para mim é uma grande incógnita o motivo da fanbase vender como O divisor de águas do k-pop, além de odiar o JYP por ele supostamente mudar a imagem delas nos lançamentos seguintes.

Pra mim, isso não passa de um aegyo com zumbis no fundo. O instrumental é super animado e os vocais não poderiam estar mais doces. A cereja do bolo de toda essa fofura, são as milésimas gracinhas que a Sana faz ao longo do clipe. A “aura sexy” que muita gente vê, é só por conta da falta de expressões na cara da Momo, que não queria ter que sorrir no seu debut. Da Mina, que não tem expressão facial até hoje. E da Tzuyu, que não era nenhum exemplo de carisma mas que daria uma grande gostosa pro mundo pop depois de ter evoluído ao longo destes anos.

O 4° lugar segue no mesmo conceito, e vindo de um grupo precursor do Twice.

04° Gee – SNSD

Porque todas as vezes que alguém emula isso, o resultado é bem melhor que a original.

‘Gee’ foi o grande marco das soshis e fez a SM se consagrar como a dona do maior girlgroup daquela geração se pá do k-pop todo. Ela conta com um refrão chicletinho e uma interpretação açucarada ao extremo. E isso não me agrada muito.

Não sei se é por eu ter chegado tarde no k-pop, então já conheci o SNSD quando elas estavam trintando. E quando vejo as coisas mais antigas fico com uma vergonha alheia bem acima do comum. Tudo isso somado a “plágios” mais atuais e que dão um pau na versão das sohis. Sim, eu estou falando de ‘Very Very Very‘ e ‘love4eva‘.

Abrindo o pódio temos mais um ato da SM, também com uma de suas canções assinaturas.

03° Red Light – f(x)

Porque até o cover do fromis_9 é melhor que a original.

Nossa como isso é bizarro, no mau sentido. Juro que já tentei forçar o f(x) umas trocentas vezes. Com a ‘Red Light’ principalmente. Mas não sei o que me afasta da execução, do até então, quinteto. Acho essa bizarra demais para ser boa, mas talvez seja a ‘RBB‘ do grupo, onde só os mais fiéis ao fandom têm coragem de forçar.

Ironicamente, o fromis_9 fez um cover da música e eu amei com todas as minhas forças. Talvez as nove gatinhas trouxeram uma maior variedade vocal que a faixa precisava. Não vou reclamar se elas lançarem algo parecido depois que amadurecerem pois é, o grupo não é temporário como eu pensei que fosse.

Para a medalha de prata, sairemos de algo conceitual, direto para um dos maiores virais que a Coreia do Sul já viu.

02° Up&Down – EXID

Porque quase todas as cópias que o próprio grupo fez disso, são melhores que a original.

‘Up&Down’ é muito boa. Não vou negar que já ouvi milhares de vezes, inclusive enquanto escrevo este post. Mas tá aí uma faixa que se encaixa perfeitamente à proposta da TAG. Por mais que seja boa, as pessoas pagam um pau enorme para ela e crucificam todas os “autoplágios” eu adoro essa termo hahaha que o grupo fez a partir daqui.

A grande questão é que eu colocaria fácil ‘Ah Yeah‘, ‘Hot Pink‘ e ‘DDD‘ na frente dessa aqui, em um possível ranking de melhores singles do EXID. Tá que foi essa a responsável por salvar o quinteto da falência, mas guuurrll elas já até disbandaram. Vocês já podem parar de fingir.

E a 1° colocada, é claro que não poderia ser de outro grupo, se não o meu saco de pancadas favorito, né?

01° Violeta – IZ*ONE

Porque elas se jogaram numa peidorreira horrenda que os fãs juram que é ótima.

Eu amei genuinamente o debut delas e realmente pensei que o grupo esfregaria minha língua com ácido, por ter gongado o line-up. Mas logo no primeiro comeback, já serviram essa bomba aí. ‘Violeta’ deu errado em tantos aspectos que eu nem sei explicar.

Quando ouvi pelas primeiras vezes, até lembro de ter curtido, mas assim como a música do Everglow, envelheceu bem mau. E olha que estamos falando de só dois anos. Elas deveriam ter ficado com instrumentais mais contidos como no debut, ao invés de deixar a peidorreira solta. Pois junta isso com os timbres agudíssimos e temos um resultado de torcer o nariz do tão enjoativo que é. Infelizmente, repetiram a fórmula em ‘Secret Story of the Swan‘. E deu bem errado.

É isso aí galera, terminei a TAG. Também trazendo músicas diferentes dos outros blogueiros. Mas cá entre nós, nem foi tão difícil assim. Já que na minha pré-seleção só ‘Loving U‘ que se repetiu com o ranking do Lunei. Mas aí eu tinha outras 15 sobrando, então tanto faz hahahaha.

Espero que tenham gostado e se quiserem me ver respondendo alguma TAG inédita no blog, é só me sugerirem!

22 comentários em “TAG: 10 músicas superestimadas no K-Pop.

  1. Grande parte já até gostei, mas há tempos que não escuto kkkk
    10 – Sou só eu ou ela poderia ficar sem essa coreografia? Sério, sempre achei esquisito a junção das duas embora separadas ficariam bem melhor
    9 – MGT pra mim é a prima pobre e meio feia de Navillera mas eu mesmo assim curto porém faz um tempo que já saiu da playlist
    8 – Pra mim essa é uma das músicas que grita “genérico”, Tiffany ainda bem que depois dessa você só evoluiu
    7 – Eu gosto pq pegaram Kill This Love e deixaram escutável. Sei lá, nem fede nem cheira, eu
    escutava mas hoje em dia nem tenho vontade.
    6 – Chase Me foi um bom debut pra situar os capopeiros dentro do mundo Dreamcatcher, mas tenho que admitir que o que elas lançaram depois ficou disso ficou muito melhor.
    5 – Um debut mediano. Nem ruim nem muito bom. Acho que até o próprio público concorda pq só foram dar atenção mesmo depois que o Twice explodiu
    4 – Gee é minha guilty pleasure. Por mais que provavelmente mais da metade delas devem odiar isso aí hoje em dia, acho que vai ser sempre aquele clássico que deu o empurrão que precisavam.
    3 – Essa é a única que eu digo que discordo. Red Light é um hino a frente de seu tempo, pois se fosse lançado hoje em dia provavelmente seria chamado de genérico kkkk (ah e EU DISSE que o Fromis era fixo kkkkk)
    2 – Pelo menos foi uma fórmula que deu muito certo e elevou o grupo. Mas realmente, essa é a mais sem graça do combo
    1 – Por falar em fórmula, o IZ*ONE é bem formuláico mas ninguém nunca dá muita importância. Acho que tem alguns grupos que o povo prefere arrastar na lama enquanto outros se safam (o fato de elas serem temporárias deve contribuir um pouco)

    Curtido por 2 pessoas

    1. Sobre o fromis_9… foi por sua causa que eu acabei indo pesquisar direito e percebi a minha burrice hahahaha

      Obrigado s2

      Também acho, que no caso do IZ*ONE o povo passa pano por estarem quase acabando…

      Curtir

  2. CHOCADO com as escolhas!!! Ver Only One primeiro já me deixou tipo “poutz… É verdade x.x” e depois foi vindo Dreamcatcher… Gee… E coroou com Violeta T.T (minha música preferida do IZONE kkk)… Apesar disto, concordo muito com Tiffany e F(x) se compararmos com os álbuns, o EP da Tiffany tem músicas bem melhores que o single e o Red Light é muito mais açucarado que o single mostra

    Curtido por 1 pessoa

  3. Eu fingindo surpresa em ver o izone em #1. Acho secret story of the swan pior e mais subestimada que violeta, eu achei que tinha gostado quando saiu só que hoje em dia minha cabeça doi em escutar elas pronunciando swan errado a música todinha.
    Discordo sobre o debut da tiffany, essa música e mv são icônicas com ela falando que quer dançar a noite toda sendo que o mv literalmente é só cena de dia.
    Infelizmente ou talvez não hahaha acho que concordo com o resto

    Curtido por 2 pessoas

  4. Minha música preferida do iz one é Airplane que o povo nem liga. Eu geralmente amo as músicas que não foram single.
    No álbum the boys do snsd a maior injustiçada e minha preferida é trick.
    Não sei que graça o país viu em gee. Só sei que na época a empresa tava desesperada por um hit. A Taeyeon parece que nunca suportou essa música. Ela até chorava no backstage antes de cantar.Pra mim parece bo beep bo beep do T-ara que hitou muito mas ninguém entende, pq elas tem músicas melhores que foram esquecidas no churrasco.

    Curtido por 2 pessoas

  5. Looah:Eu sou once,mas eu realmente não sei o que os fãs veem de sexy em looah,e dizem que “esse conceito nunca mais irá voltar” puts,não tem nada de diferente,é um aegyo chatinho igual as outras em exceção a m&m e icstm,fancy e feel special.

    Bioleta : kkklkkkk não sei nem oq dizer,se eu já elogiei o izone( já sim kkkk🤡) eu quero morrer,as músicas são chatas,e quem gosta e consegui escutar izone é tipo: se forçar mais caga.

    Chase me: aquele refrão é uma bostinha simples.

    Gee: refrão chicletinho,mas não me desce .

    Red light: discordo com respeito. Eu acho um hino.

    Up&down: igual a gee.

    Me gusta tu: o que salva é a coreo.

    Only one: já vi melhores (da BoA no caso)

    Adios: tentaram um bp,mas não conseguiram,eu não gosto.

    Ijwd: olha amém que a tiffany evoluiu,pq se tivessem ficado nesse mesmo barco,iria afundar.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s