Em ‘Why Not?’, Lee Sooman segue com seu plano maquiavélico de destruir a concorrência.

O Loona surgiu de um buraco qualquer, entregando muito mais conceito e coesão em seu pré-debut do que a grande maioria dos acts veteranos. A ideia é muito louca, de criar um grupo de doze garotas, onde cada uma seria trabalhada individualmente com álbuns solos e posteriormente seriam levadas a participar de pequenas units, tudo isso antes mesmo do debut oficial.

Muita gente me incluo chegou a achar que em algum ponto isso tudo seria deixado de lado e a empresa apenas ia debutar elas logo, com qualquer coisa genérica. Porém a BBC estava disposta a contrariar os pessimistas e por mais que atrasou em alguns lançamentos, conseguiu entregar grande parte do pré-debut (deixando apenas o repack do YYXY no limbo).

Tudo isso, acompanhado de uma qualidade elevada de singles, clipes e b-sides. Era tudo um sonho conceitual em forma de mundo paralelo, onde doze princesas de personalidades e imagens distintas se uniriam para destruir e/ou reconstruir o seu universo.

Corta pra 2019 e o início de um sonho se torna um pesadelo horrível. Por conta de várias tretas relacionadas a quebra de contrato, a BBC acabou se afogando em dívidas. O principal “roteirista” do projeto acabou sendo levado pela correnteza de demissões carregando um álbum inteirinho junto e o Loona ficou a ver navios por um ano completo.

Até que um estagiário teve a tosca ideia de dar uma música chamada ‘365‘ para fingir que o hiatus era parte do conceito. E depois produzirem o novo comeback com o duvidoso auxílio do Lee Sooman (fundador da SM Entertainment).

Até então ele nunca tinha trabalhado com nenhum outro girlgroup fora de sua empresa e todos levantaram uma sobrancelha quando viram que ele era produtor do bagulho. Alguns comemoraram, outros ficaram com um pé atrás. E o resultado foi aquela ‘So What‘ que eu curtia na época do lançamento, por ainda estar embebido na ilusão-orbit, mas que hoje nem passo perto.

E agora elas estão de volta, com mais um bagulho parecido com a faixa citada no parágrafo anterior.

Olha, como música, não achei horrenda não. Girls Generation já fez pior e mesmo assim muita gente paga um pau danado para a música delas. Só me decepciona por ser o Loona se jogando mais uma vez em algo que poderia estar nas mãos do ITZY, (G)I-DLE ou qualquer grupo que tenta pegar carona no sucesso duvidável destes dois.

E isso se intensifica ainda mais no clipe. Pois apesar de eu amar essa coisa de “para todas as Loonas ao redor do mundo“, aqui em ‘Why Not?’ ficou totalmente desconexo. A impressão que deu foi que mais uma vez colocaram o estagiário para decidir o futuro delas e ele tentou mostrar serviço, pegando todas as referências possíveis do Loonaverso e jogando num clipe só. O problema disso? Em três minutos não dá para contar uma história de 3 anos. E tudo ficou picotado e jogado de qualquer jeito.

O odd-eye da Jinsoul passou tão rápido que parece mais um reflexo de alguma luz que jogaram na cara dela. O cabelo azul da GoWon apareceu tantas vezes, que os mais desatentos nem devem ter visto. As coitadas das estrangeiras aparecem do nada e somem da mesma forma. Jogam aleatoriamente dois segundos de 2Jin com ternos para emular a unit do Red Velvet e ao mesmo tempo, dar de mamá para os orbits que são obcecados pela dupla de ‘I’ll Be There‘.

Só a Kim Lip se sacrificando para multiplicar os pães as luas, que deve ter sido a única parte com um roteirinho mais bem escrito. De resto…

Acho que se o Sooman estava com medo de debutar seu novo girlgroup no próximo ano e ter que enfrentar um Loona poderoso tanto em qualidade quanto em conceito… agora ele pode relaxar sossegado, pois não é o caminho que as coisas estão seguindo. E olhando pelo lado positivo do novo gg dele, nem IZ*ONE vai existir mais para poder competir com as prováveis novas SNSD.

Mas só para não me deixar sem nada mais uma vez, o grupo até que entregou b-sides bem gostosas em seu novo EP. Essa ‘Voice’ é uma delícia a parte. Será o single moral em meu coração. Só não sei o motivo da BBC ter dado uma versão em inglês para isso, sendo que não vai nem trabalhar como single. Ou será que vai?

Publicidade

7 comentários em “Em ‘Why Not?’, Lee Sooman segue com seu plano maquiavélico de destruir a concorrência.

  1. Eu nunca fui de esconder que, pra mim, as bsides do LOONA sempre eram melhores que a title, desde a era pre-debut aliás (com exceção de Sweet Crazy Love). Porém acho que dessa vez a title fica em um patamar tão alto quanto as demais.

    Eu sou do tipo que curti a música pelo que ela é, não pelo que o LOONA é em si. Não que ninguém tenha o direito de achar a música genuinamente ruim e se outro grupo tivesse lançado não mudaria nada, mas eu sinto que há uma certa dicotomia entre “o tipo de música que o LOONA deveria lançar” e “a música que elas realmente lançam”

    No fim o que move o kpop é o dinheiro, e desde que eu comecei a stanear o grupo eu já tava ligada que iria chegar um ponto em que esse lado mais conceitual ia colidir com a necessidade de entregar algo mais comercial.

    Na minha opinião eu acho que estão fazendo um trabalho interessante. Eu gostei de So What e gostei de Why Not, e não por ser fã iludida mas eu genuinamente curti, e ainda mais do que achava que fosse. Eu não sei quanto a title mas com esse albúm eu acho que o LSM finalmente conseguiu capturar a parte do LOONA que fãs mais novos curtem e fãs mais velhos também.

    Quanto ao LOONAverso, eu vou admitir que eu tô pouco me cagando. Sério, era um aspecto legalzinho do grupo porém nunca me envolveu de um jeito que me fizesse pensar “ooh ISSO é o que deixa o grupo original” quando outros grupos já fizeram, e eventualmente abandonaram, o mesmo. A única diferença é que o LOONA foi um pouco mais a fundo.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Acho que me identifico com o que você falou no comentário. Eu realmente gostei desse comeback tanto a title como as bsides e sinceramente, o loona ot12 nas mãos do jaden não me agradou, embora o projeto pré debut é do meu gosto, xx e ++ me deixaram decepcionada e ate hoje eu não consigo o hyper que butterfly tem para ser sincera. Mesmo, so what e why not caiam no lugar comum – também conhecido como ir na maré do que está sendo popular hoje em dia – eu me inclino a preferir isso aos trecos de 2018/2019.

      Curtido por 1 pessoa

  2. Eu tenho a teoria que “Voice” foi criada justamente com a intenção de ser o – single moral – do grupo, tanto que ganhou a versão em inglês pra ganhar uns pontos com os 9 fãs ocidentais.

    Afinal, quem gosta do Loona vai ouvir o álbum e achar essa beleza de qualquer jeito, o problema é quem não conhece, é preciso chamar a atenção de quem não conhece, uma pena.

    Só não entendi ainda porque “why not”, “oops” é muito melhor nesse trabalho, e seria um title ainda mais interessante, ainda é curtinha que nem as músicas atuais que tão seguindo esse tempo mais curto, talvez o peso “sm de qualidade” tenha influenciado “why not” ter sido escolhido, e, de novo, uma pena

    Curtido por 1 pessoa

  3. eu realmente não entendo o motivo do pessoal reclamar tanto…… se o loona lança algo mais conceitual reclamam,se lançam algo mais “popular” ou viciante reclamam tambem,why not foi realmente uma jogada mais comercial como so what mas so what e bem mais comercial,eu amei essa jogada,pois agora elas ja venderam mais de 85k de copias(so na hanteo) e ainda foi o primeiro GG fora da big3 a entrar na bilboard.Eu entendo super que o loona ta seguindo outra vibe mas esse e a essencia delas,seguir diferentes tipos de conceitos a cada comeback,why not nao tem a mesma estrutura de so what e nem uma instrumental parecida,why not foi bem escolhida para se dar bem nas vendas e principalmente viciar o pessoal que nao e loona stan.
    E sobre em questao das teorias,o que nao faltou foi teoria que na minha opiniao e o que torna elas mais especial. VIEWS EM HI HIGH:)))))))))))))))))))))

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s