Vem Comigo: Meus pitacos sobre as indicações do MAMA 2020 e os grandes esnobados.

Daí que saíram as indicações ao MAMA 2020 e bem… confiram o que eu achei lendo o post, pois é muita coisa e eu não quero me prolongar na introdução.

Best New Male Artist:

Cravity, MCND, WEi, Treasure e TOO

O ano está super capenga em quando o quesito é estreias bombásticas e eu também não estou por dentro do barulho que esses carinhas fizeram. Dos nomes indicados, só gostei mesmo do debut do MCDN, de resto… passo.

Então Treasure é o nome mais quente ali, por ser da YG. Porém, o TOO é derivado de um reality da Mnet, então… já sabem, né? Bom mesmo seria se o Wonho estivesse indicado e de quebra, levasse o troféu pra casa.

Best New Female Artist:

Cignature, Secret Number, Weeekly, Natty e woo!ah!

  • Cignature, Secret Number e Weeekly são um grande zero à esquerda pra mim.
  • Gosto muito da Natty e adoraria ver ela levando, para pelo menos vender umas 10 cópias a mais em seu novo comeback.
  • E o woo!ah! eu nem sei quem é.

Quanto a rookies femininos, acredito que somente a YooA foi esnobada na categoria feminina. Colocaram até a Natty e ignoraram a fadinha do Oh My Girl. Quanto à unit do Red Velvet, seria minha favorita ao prêmio, mas não sei se a Mnet indica units… então pode ser que perderam a vaga por isso, ou por conta do escândalo da Irene já já eu falo mais disso. Aespa e Enhypen não puderam ser indicados, pois nem debutaram ainda, então ficarão para o ano que vem.

Best Male Artist:

Baekhyun, Kang Daniel, Zico, JYP e Taemin

  • Baekhyun conseguiu vender mais de um milhão de cópias esse ano, então é um nome quente.
  • Kang Daniel e Zico eu sempre ignoro e/ou esqueço tudo que lançam.
  • JYP é dono de um dos maiores hits do ano, que lançou ao lado de Sunmi.
  • E Taemin engatou em ma série de lançamentos antes de se alistar no exército. Este último é meu favorito, mas aqui não sei quem leva.

Com o Baekhyun sendo indicado, todos os outros solistas do EXO foram cortados. Kang Daniel também carrega a bandeira do Wanna One, fazendo seus colegas de ex-grupo rodarem. Mas nenhum deles de ambos os grupos faz falta. Tomara que o Taemin leve, pois é o único que sempre entregou qualidade em seus lançamentos.

Best Female Artist:

Chungha, Hwasa, IU, Sunmi e Taeyeon

  • Dentre singles, parcerias e CFs, Chungha foi a que mais entregou trabalhos para a Coreia.
  • Seguida por Hwasa que também investiu na carreira solo, além da participação no Refund Sisters.
  • IU é a queridinha da emissora, então só de fazer CF já é motivo de aparecer nas indicações.
  • Sunmi e Taeyeon são duas grandes seniors que ganharam o coração do público a muito tempo, seria muita audácia não indica-las.

Que eu me lembre, ninguém de muito relevante foi esnobado nessa categoria, visto que são essas cinco aí que carregam o título de “solistas do momento” lá na Coreia. E acho que a IU leva por ser a grande queridinha do país e da emissora. Porém minha favorita mesmo é a Chungha, obviamente.

Best Male Group:

BTS, EXO, GOT7, Monsta X, Seventeen e NCT

  • BTS, EXO e GOT7 são nomes manjados que sempre aparecem nessa categoria.
  • Monsta X ganhou um boost de popularidade depois do escândalo do Wonho.
  • Enquanto Seventeen também viu seus números subirem graças à Big Hit ter comprado sua empresa.
  • E NCT finalmente aconteceu, só que na base do ódio, pois continuam o mesmo grupo bombaria desde quando debutaram.

Além desses nomes aí não tinha mais ninguém que poderiam enfiar. Acho que BTS leva, se não as armys vão tacar fogo no prédio da Mnet, antes mesmo da cerimonia acabar. E também porque, além deles, ninguém aí incluindo os escoteiros fez muito por 2020. Os escoteiros são meus “favoritos”, mas assim… qualquer girlgroup bate neles sem muito esforço.

Best Female Group:

IZ*ONE, Blackpink, Mamamoo, Oh My Girl, Red Velvet e Twice

  • IZ*ONE ativou os seus bots e conseguiu bater recordes de vendas na Hanteo.
  • Blackpink lançou seu primeiro LP e arrancou a peruca do IZ*ONE, se tornando o dono do novo recorde de vendas na Hanteo.
  • Mamamoo colheu os frutos de seu hit do ano passado, enquanto promoveu suas solistas.
  • Oh My Girl viu seus números subirem drasticamente e possuem uma b-side extremamente estável nos charts desde o começo do ano.
  • Red Velvet não fez muito, e assim como o Mamamoo, passou o ano assistindo o seu grande hit comer o cu de todo mundo, enquanto sua nova unit vendia mais físicos que o próprio quinteto.
  • E Twice está aí como sempre, mas pelo menos elas entregaram um álbum excelente esse ano.

Finalmente uma categoria pegando fogo. Esse ano os grandes girlgroups fizeram TUDO pelo k-pop. Mas de cara, já vemos que GFriend rodou muito bonito, mesmo as gatinhas terem servido muitíssimo em 2020. Assim como (G)I-DLE, que é um nome que ganhou muita popularidade esse ano. Dreamcatcher e Lovelyz também não fizeram feio, mas dos ignorados, são os mais fracos. E Everglow também merecia uma indicação, principalmente depois de lançar a ótima ‘Ladida‘. Quanto a quem leva o troféu, acho que será IZ*ONE, até pelo fato de este ser o possível último ano delas na premiação. Mas como bom reveluv, gostaria de ver o Red Velvet ganhando.

Best Dance Performance – Male Group:

ATEEZ ‘Inception‘, BTS ‘Dynamite‘, NCT 127 ‘Kick It‘, Seventeen ‘Left&Right‘, TXT ‘Can’t You See Me?‘ e EXO ‘Obsession

  • ATEEZ não teve espaço como melhor grupo do ano, mas parece que eles tem relevância suficiente pra entrar aqui, pena que não foi com aquela coreografia da sarrada no ar.
  • BTS sendo a indicação óbvia mais uma vez, só que dessa vez “merecidamente”, visto que ‘Dynamite‘ hitou com força e essa premiação gira em torno de popularidade.
  • Kick It‘ do NCT 127 e ‘Left&Right‘ do Seventeen são bem aleatórias e preguiçosas na minha opinião.
  • Minha favorita é ‘Can’t You See Me?‘ do TXT, mas sei que eles só foram indicados aqui para poderem comparecer ao evento.
  • Quanto ao EXO, eu nem lembrava que ‘Obsession‘ é nova o suficiente pra entrar nas indicações…

Best Dance Performance – Female Group:

Blackpink ‘How You Like That‘, IZ*ONE ‘Secret Story of the Swan‘, ITZY ‘Wannabe‘, Oh My Girl ‘Nonstop‘, Red Velvet ‘Psycho‘ e Twice ‘More&More

  • Blackpink e IZ*ONE marcaram presença com suas bombas, por pura cota. As coreografias são complexas, mas nada tão impactante como outros grupos por aí.
  • ITZY está aqui merecidamente, visto que o movimento dos ombros de ‘Wannabe‘ foi um dos maiores desafios do Tik Tok de 2020.
  • Nonstop‘ do Oh My Girl não foi lá uma coreografia muito legal, mas entra pra cota de “passinhos dois pra lá dois pra cá” que temos que aturar todo ano.
  • Psycho‘ do Red Velvet também não é algo muito complexo e se era pra indicar as boleiras, que fosse com ‘Naughty‘. Mas como a Mnet resolveu renovar sua imagem e fugir de qualquer polêmica que fosse, entendo não quererem dar palco pra unit.
  • E ‘More&More‘… caguei pra essa música e preferiria se a indicação do Twice fosse com ‘I Can’t Stop Me‘.

Ladida‘ novamente entra como uma das injustiçadas, pois além de ser uma música excelente, acompanha uma coreografia mega complexa. Acho que no final das contas IZ*ONE leva por estar se despedindo, mas por mérito mesmo acho que ITZY deveria levar, pois além de ser complexa, ainda hitou e se tornou um dos grandes ícones do ano.

Best Dance Performance – Solo:

Hwasa ‘Maria‘, Jessi ‘Nunu Nana‘, Kang Daniel ‘Who U Are‘, Sunmi ‘Pporappippam‘ e Taemin ‘Criminal

  • Hwasa e Jessi são duas grandes gostosas que abalaram as estruturas da família tradicional coreana, competindo para ver quem tem o cu maior. E só por isso, mais que mereciam estar aqui.
  • Kang Daniel, mais aleatório que nunca, mostrando que a Mnet ainda quer que a Coreia se lembre que ele era o center do Wanna One.
  • Sunmi marcando presença, com a coreografia do hino dos bissexuais ou sou só eu que relaciono a “purple night” com a bandeira dos bi?. Porém eu acho que ‘When We Disco‘ ao lado do JYP merecia muito mais.
  • E por último, mas não menos importante, Taemin com a safada ‘Criminal‘.

Além da já citada ‘When We Disco‘, acho que ‘Open Mind‘ do Wonho merecia pelo menos uma indicaçãozinha, para ele poder comparecer no evento. Assim como ‘Abracadabra‘ da YooA. Mas neste último caso é impossível, pois tá pra nascer o dia em que a Mnet vai indicar uma b-side pro MAMA. No mais, espero que o Taemin leve o troféu ara casa, visto que até hoje não superei ele desamarrando as cordas/tecidos com a boca.

Best Vocal Performance – Group

Davichi ‘Dear‘, Noel ‘Late Night‘, NU’EST ‘I’m in Trouble‘, Winner ‘Hold‘ e Mamamoo ‘Hip

  • Davichi, Noel, NU’EST e Winner são nomes totalmente tanto-faz para mim.
  • Mamamoo entra pras indicações assim como todo ano, mas é meio engraçado o fato delas terem abandonado essa veia mais “grupo vocal” a um bom tempo.

Acho que as gatas da RBW mereciam levar, por ser o nome mais icônico da categoria. Mas sempre cago pra esses prêmios de “vocais”.

Best Vocal Performance – Solo

Baekhyun ‘Candy‘, Baek Yerin ‘Square (2017)‘, Jung Seunghwan ‘My Christmas Wish‘, IU ‘Blueming e Taeyeon ‘Spark

  • Baekhyun é o nome mais aleatório, pois nem vocal a música dele tem direito, mas já que a Mnet quer dar esse mijo pras exols… deixa ela, né?
  • Não acompanho Baek Yerin e nem Jung Seunghwan para poder opinar.
  • IU tem vocais doces e sempre é indicada a essa categoria, pelo menos foi com uma música boa.
  • Taeyeon é a única que faz jus à categoria, com uma música bem animada.

Não consigo lembrar em ninguém com vocais super poderosos para ser indicado aqui também, mas acho que se IU ou Taeyeon ganharem, estarei satisfeito. E querendo ou não, são as duas favoritas da própria emissora.

Best Band Performance

Day6 ‘Zombie‘, Hyukoh ‘Help‘, Leenalchi ‘Tiger is Coming‘, MC the MAX ‘Bloom‘ e N.Flying ‘Oh Really

Não conheço nadica dessa categoria, então minha torcida vai para o Day6 em homenagem ao Arthur do Aquário Hipster.

Best Hip-Hop & Urban Music

Changmo ‘Meteor‘, Zico ‘Any Song‘, Lee Hi ‘Holo‘, Giriboy ‘Eul‘ e Yumdda ‘Amanda

  • Changmo foi indicado com ‘Meteor‘, o terror do reveluvs. Foi graças a essa música que o Red Velvet não conseguiu o tão sonhado Perfect All-Kill, pois ela barrou as boleiras em um dos charts.
  • O hit do Zico, ‘Anysong‘, que por sua vez vingou os reveluvs depois que barrou o Changmo também está aí e me impressiona por não ter sido indicada na performance solo, pois hitou bastante no Tik Tok.
  • Lee Hi também conseguiu uma indicação para inaugurar seu novo momento em sua carreira solo.
  • Também tivemos indicações de Giriboy e Yumdda, que eu desconheço.

Quero muito que Lee Hi leve essa, mas acredito que vai pras mãos do Zico. E se não for, vai pro Changmo.

Best OST

Baek Yerin ‘Here I Am Again‘, Gaho ‘Start‘, Jo Jongsuk ‘Aloha‘, Sandeul ‘Slighty Tipsy‘ e Joy ‘Introduce Me a Good Person

  • Não sou a pessoa das OSTs e só ouvi a da Joy, mas mesmo assim é bem qualquer coisa.

Por falta de concorrência e por ter sido um grande sucesso nos charts coreanos, minha torcida vai para Joy, que merece ganhar um MAMA antes mesmo do debut solo.

Best Collaboration

BOL4 & Baekhyun ‘Leo‘, Sung Sikyung & IU ‘First Winter‘, Zico & Rain ‘Summer Hate‘, IU & Suga ‘Eight‘ e JYP & Sunmi ‘When We Disco

  • As duas primeiras colaborações eu nem me dei o trabalho de ouvir, mesmo achando que são fortes concorrentes à vitória, pois possuem grandes nomes como Bol4, Baekhyun e IU.
  • Summer Hate‘ do Zico e do Rain, está aí só pelo mijo nos dois mesmo.
  • Eight‘ entra pra cota de indicações da IU e do BTS.
  • E ‘When We Disco‘ é a única boa mesmo a ponto de valer uma estatueta.

Acredito que se a IU não vencer nas outras categorias, ela leva nessa. Caso contrário acho que ‘When We Disco‘ é a grande merecedora.

Worldwide Icon of the Year

Nessa aqui não temos os nomes diretamente indicados, mas ela premia todos os 10 artistas mais populares indicados nas categorias anteriores, menos Best OST e Best Collaboration.

Best Music Video

Também não possui indicados específicos, mas sim leva em conta os clipes de todas as faixas classificadas nas categorias anteriores. 70% é decidido pelos jurados do MAMA e 30% baseado em visualizações.

Meu favorito a vencer esse prêmio é ‘Criminal‘, por ser o Taemin piranhando durante 3 incríveis minutos.

Song Of The Year (SOTY)

Também inclui todas as músicas indicadas na premiação, sem ter indicados específicos. E eu não consigo escolher uma para vencer, pois, das minhas músicas favoritas do ano, nenhuma foi indicada.

Artist of the Year

Segue o conceito das três categorias anteriores de não ter indicações específicas. Vai pro BTS, certeza.

Album Of The Year (AOTY)

Essa é a mais diferente, a qual não possui nenhuma indicação mesmo. Então qualquer álbum de k-pop pode levar. Mas acho bem fácil isso ir parar nas mãos do BTS mesmo.

No geral, o MAMA se prova mais uma vez como uma premiaçãozinha sem sentido que mais parece uma roleta russa na hora de selecionar os indicados. Destes, quem pagar mais, leva a estatueta pra casa. Para ser sincero, não é tão diferente de qualquer outra premiação, seja no oriente ou no ocidente. E também não é como se essa premiação mudasse minha vida, então… Comentei só porque tava com fogo no cu mesmo.

6 comentários em “Vem Comigo: Meus pitacos sobre as indicações do MAMA 2020 e os grandes esnobados.

  1. O último mama que prestou foi o de 2017, depois disso foi só ladeira abaixo e nem sei porque o pessoal se desespera com esse premiação, já que todo mundo sabe que a mnet manipula e dá prêmio para quem ela quiser ignorando a votação. já sei que o bts vai levar todos os prêmios que foram indicados, blackpink vai perder para alguém(espero que não seja pra o izone pq nao aguento mais a existência desse grupo) e blonks vão falar que elas foram boicotadas, ninguém no meio dos rookies do ano fizeram barulho e acho que tirando treasure (que tem o buzz de ser da yg) ninguém sabe da existência desses grupos indicados.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu nem entendo como a Mnet seleciona os indicados, que dirá os ganhadores. Pois muitos grupos foram esnobados, como G-idle, meu fave Stray kids (o único da JYP q não recebeu nenhuma indicação), eu achei que era porque eles não faziam tanto barulho na Coréia, mas assim, nem o Ateez faz tbm, e francamente, essas indicações pra rookie estão ridículas.

    O MAMA é uma premiação bem mais ou menos e muito superestimada, eu só gosto pelas apresentações, então já q o único boygroup que eu realmente gosto não vai, espero que os girls groups arrasem!!

    Curtido por 1 pessoa

  3. “Comentei só porque tava com fogo no cu mesmo.” – ADOREI kkkkk

    Eu nunca fui de acompanhar o MAMA então sou bem desligado de tudo relacionado a premiação, mas obrigado pela homenagem 💖 Eu espero que o Day6 ganhe, apesar de eu preferir o N.Flying enquanto banda, o single coreano deles este ano foi bem fraquinho comparado com o hit de Rooftop no ano passado. Se quiser ganhar, N.Flying, melhore.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s