Vem Comigo: As b-sides injustiçadas de 2020!

Mais um post especial de fim de ano e dessa vez vim trazer para vocês as b-sides injustiçadas de 2020. Geralmente existem muitas músicas boas a serem garimpadas em álbuns de k-pop, mas confesso que esse ano eu estava meio preguiçoso e não fui muito atrás (acho que ano passado eu estava bem mais interessado em ouvir álbuns).

Então eu trouxe apenas cinco exemplos de músicas, que acabaram sendo melhores que todas as outras utilizadas como single promocional do trabalho de cada artista. É claro que existem várias outras b-sides boas até mesmo de outros trabalhos dos acts que vão aparecer nessa lista, mas aqui eu só trouxe os exemplares que foram as melhores de determinado álbum. Superando até mesmo o single.

Sem mais delongas, vamos direto aos meus comentários.

YooA

Abracadabra >>>> Bon Voyage

Começando por uma das maiores surpresas do ano, com YooA e seu debut solo. Para um Oh My Girl da vida, que acabou de subir uns cinco escalões com uma participação em reality, eu não imaginava que iam focar em uma carreira solo agora. Geralmente os grupos espremem até a última gota de sua boa vontade de trabalhar em equipe e só uns três anos depois que começam com os derivados em forma de solos ou units.

Mas enfim, a gatinha teve sua estreia e… pegou várias demos do grupo para fazer isso. ‘Abracadabra’ foi a melhor música do grupo lançada esse ano com direito a rap da Mimi e tudo e ficaria incrível se fosse trabalhada não só como single, mas também com a participação das outras seis gatinhas. Além do mais, seria o single mais maduro que todos estavam esperando depois do amadurecimento orgânico e arrebatador que elas estrelaram no Queendom.

TXT

Ghosting >>>> Blue Hour

TXT teve um ano MUITO bom! O quinteto foi inversamente proporcional à qualidade do BTS, seus sunbaes. E dentre singles acima da média e b-sides boas, ‘Ghosting’ é a minha favorita do novo EP deles.

Muitos de vocês vão até pensar “nossa, justo essa?“. E eu responderei “sim, justo essa“. Entendo quem não deu bola e/ou nem se deu o trabalho de escutar antes, mas eu curti muito desde a primeira vez que ouvi. E acho que daria um single maravilhoso, acompanhado de um clipe hipster~weirdo, desses que é a cara do TXT. Poderia ser até o clipe de ‘Blue Hour‘ mesmo. Esta que foi a música escolhida para promover o álbum, mas que mais parece um descarte do BTS.

Gosto muito em como ‘Ghosting’ transporta o ouvinte para uma realidade paralela, com um instrumental muito felizinho. Ao mesmo tempo em que os meninos cantam com vozes sussurradas e mais “sóbrias”. É um ótimo contraste.

WJSN

Pantomime >>>> Butterfly

WJSN também fez um retorno bem legal, porém seu single foi uma das músicas menos interessantes do EP, intitulado Neverland. Eu poderia colocar umas três b-sides aqui e rasgar seda para cada uma delas. Mas vou trazer só a minha favorita do pacote.

‘Pantomime’ é um número redondinho e com essa pegada mais madura e chique que tem dividido os holofotes com o teencrush nesse ano. Além de ter uma áurea mais mística, que é a marca registrada das meninas da Starship. Se estivesse acompanhada com um clipe meio meiga-e-abusada, com elas emulando bruxinhas que adoram dar um close nas passarelas… tenho certeza que chamaria a atenção de MUITA gente.

Elris

Like I Do >>>> Jackpot

Não sei se mais alguém além de mim dá alguma foda para o Elris. Acho que o Dougie também curte elas, mas não sei se as gatinhas vão dar as caras nos TOPs dele. Então fica aqui, não só a indicação, como também a rasgação de seda para Sohee e amigas.

Este grupo que começou como quinteto e que agora é um septeto, teve um começo de carreira bem qualquer coisa. A Sohee que citei acima, vinha de um desses realitys e já possuía uma certa popularidade. Além de já ter tido seu debut solo com ‘Spotlight‘ para aumentar o hype de seu vindouro gilrgroup.

Mas aí, além dela ser diluída com outras crianças, a imagem era muito água com açúcar para que alguém quisesse acompanhar. Mas no comeback de 2020 elas fizeram bonito com um single bom, acompanhado dessa ‘Like I Do’ que é melhor ainda. A b-side me lembra muito o que o Loona lançaria em seus tempos de ouro. Inclusive daria um debut bem melhor pras loonáticas que aquela ‘Hi High‘.

GFriend

Labyrinth >>>> Crossroads

A última da lista e melhor música, é ‘Labyrinth’ do GFriend. E a única explicação para isso não ter sido o single é que a Big Hit estava com muita pena dos outros grupos que seriam esmagados pelo sexteto, com uma trinca perfeita de canções.

Tudo nela é muito bom, desde o começo super agitado até os refrões recheados de gritos. E a coreografia da música também não fica muito atrás, sendo o tipo de coisa complexa e difícil de se replicar, digno de um GFriend. O que mais decepciona, é o fato do clipe de ‘Crossroads‘ ser extremamente fácil de ser adaptado à essa música. Então novamente digo que, só não foi single porque a Big Hit estava com pena da concorrência.

E essas foram as cinco b-sides mais relevantes que vão dar as caras no meu TOP100. Além delas eu omiti uma outra injustiçada que também dará as caras em posições altas por lá. Vocês possuem algum palpite de qual seja? E ainda faço outra pergunta. Vocês possuem alguma b-side injustiçada que seja melhor que o single promocional? Coloquem nos comentários! Quem sabe ainda não dá tempo de eu enfiar alguma coisa nova no ranking?

23 comentários em “Vem Comigo: As b-sides injustiçadas de 2020!

  1. “E essas foram as cinco b-sides mais relevantes que vão dar as caras no meu TOP100. Além delas eu omiti uma outra injustiçada que também dará as caras em posições altas por lá. Vocês possuem algum palpite de qual seja?”

    Voice/Star do LOONA, talvez? Imagino que ela não entrou nessa lista de b-sides mais relevantes porque tecnicamente ela deixou de ser b-side ao ganhar MV e ser promovida nos music shows (embora com bem menos recursos)…

    Curtido por 2 pessoas

  2. Se não fosse Like A Do do Elris, eu teria ignorado total as meninas esse ano (E as demais b-sides, pq deve ser uma dos melhores EPs desse ano para mim). E queria um MV de Ghosting no TXT, mas estou sentindo que a Big Hit ou não dará mais MVs a esse EP, ou vai ser para outra b-side (Se requentarem como single japonês, é bom também)

    E no meu TOP 100 terá tanta b-side da última vez que analisei, só estou esperando a véia da Taeyeon soltar logo esse EP dela amanhã para eu ver se alguma entra…

    Curtido por 1 pessoa

  3. ah nao escutei muitos albuns de kpop esse ano fiquei estudando para Enem e meio esqueci dessa parte.

    So escutei alguns e que posso recomendar e essa aqui do bts que fui a unica dos dois albuns que me chamou a atençao

    tambem essa do gidle que e gostosinha

    Sobre labyrinth tem um mv especial igual star do loona que so em uma garagem com elas com uniforme preto e short no cu ❤

    Sobre ghosting no começo nao gostei apesar de ser do fandom mais depois ganhou espaço no meu coraçao e minha 4 bside favorita deles e uma pena que blue hour seja single gosto mais quando txt vai para linha jpop da força igual o snsd que combina muito mais com mercado japones

    Curtir

    1. Poxa, que bom que não fui só eu que curti Louder Than Bombs (mas acabou ficando de fora do TOP100 por muito pouco).

      Essa b-side do (G)I-DLE é bem melhor que OMG, mas também acabou rodando no final das contas…

      Curtir

  4. Labyrinth foi a melhor música desse ano lol e 2020 não foi um ano que eu dei muita bola para escutar álbum sinceramente. Entretanto, eu achei que txt, gfriend, itzy, twice e nct 127 foram os atos que diria que tiveram as melhores bsides pro meu gosto…. acho que loona tbm

    Curtido por 1 pessoa

  5. Acho incrível como na maioria das vezes no kpop as músicas erradas são as escolhidas como single.
    Lembro quando snsd lançou the boys (que tbm era boa) mas dormiu pra Trick no álbum. Mds, Trick era incrível.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Eu acho incrível como eu não gostei do NCT 2020 Resonance, mas o álbum do NCT 127 do começo do ano tem as melhores b-sides, melhores até do que as dos faves (Stray Kids pra quem ainda não sabe). Eu adorei demais aquele álbum, até Kick It deu pro gasto.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu amo a panfletagem do Stray Kids hahahahahaha

      Btw, eles ficaram de fora do TOPHOT tbm :/

      Mas se isso te deixar um pouco mais feliz: faz uns dois meses que venho escutando Gods Menu e Back Door no sigilo…

      Curtir

      1. Fiquei triste no primeiro comentário/ fiquei feliz de novo no segundo comentário kkkkk
        Dá uma chance pros boys no tophot, nem que seja em menções honrosas 😆😆

        Tô chocadita que vc vem escutando os du-du-du-du e a dança da quadrilha no sigilo! Eu tô com um receio imenso da participação dessas criaturas no Kingdom, mas eu sou uma fã bem ruim tbm, não voto em nada, não divulgo nada, não faço mutirão de stream em nada, não comento em nada, só escuto as músicas mesmo e assisto coisas deles 🤷‍♀️

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s