TOPSong: Os singles de (G)I-DLE!

Eis que eu inventei um quadro bem legal aqui no blog, mas que por alguns motivos acabei engavetando sem dar as devidas continuações. TOPSong é o lugar onde eu me propus a ranquear todos os singles de determinados artistas do pior ao melhor, segundo a minha opinião. Na época, eu fiz da Sunmi, da Chungha e dos solos do Loona.

Agora, resolvi voltar com mais alguns acts pra depois enfiar o quadro no porão por mais um ano, para ser mais exato, tenho em mente fazer sobre quatro girlgroups talvez só três. O primeiro deles, não se trata exatamente de um grupo que eu ame. Já que (G)I-DLE tinha tudo para ser um novo 4Minute, mas na hora da criação divina, esqueceu de passar na fila da criatividade para reinventar seus singles.

E eu sei que vivo reclamando que tudo nos singles é um copia e cola preguiçoso da Soyeon, mas acontece que em alguns a fórmula dá certo. Em outros não fica tão bom assim. E é exatamente por isso e porque acabaram de fazer comeback que resolvi fazer o TOPSong delas, começando pela pior faixa já lançada até então.

10° Oh My God

Eu sei que ‘Oh My God’, assim como o EP que o acompanhou, tem uma legião de fãs que gritam hino até hoje. E eu até concordo quando nós paramos para analisar somente o trabalho visual, já que se falarmos tanto do clipe quanto do próprio encarte do álbum, ficou tudo extremamente conceitual e bonito.

Os problemas começam quando tiramos o single do mudo. A estrutura do instrumental é aquele bate estaca desde ‘Hann‘, porém com cortes mais secos e um rap menos cativante. O lado positivo, é que vai ser difícil elas lançarem algo pior que isso.

9° Senorita

‘Senorita’ nasceu como o momento da Soyeon se apropriar da cultura latina não se preocupem, eu levo essa questão de “apropriação cultural” da Soyeon na piada. Além de trazer o single mais vivo e colorido do grupo até então. Foi um bom refresco para a imagem girlcrush delas. Mas conta com mais de 3 minutos e meio, além de ter uns “uhohohohoh” meio repetitivos demais. Fui enjoando gradativamente até ela cair aqui.

8° Uh-Oh

Depois que lançaram o single comentado anteriormente, Soyeon e amigas engataram em lançamentos veranescos anuais, todos com uma pegada mais ~girl~ e menos ~crush~. E no caso de ‘Uh-Oh’ elas não parecem ter agradado muito a galera, flopando horrores lá na Coreia.

Mas eu curti bastante toda essa estética apropriada de Um Maluco no Pedaço, além da música ser inspirada na trilha sonora do próprio programa. Ainda assim, não é o meu single de verão favorito delas.

7° Dumdi Dumdi

Quando ‘Dumdi Dumdi’ nasceu eu estava com um bode tremendo da Soyeon por ela ser uma pessoa super criativa no Queendom, mas não colocar seu potencial nos lançamentos do grupo. E como essa faixa aqui é o milionésimo bate estaca da formulinha dela, eu meio que revirei os olhos com força.

Aos poucos os “dumdidumdumdi” foram crescendo no meu subconsciente, o YouTube se rebelou contra mim e começou a tocar ela quando estava no aleatório, aí pronto. Lá estava eu cantando “évinai évimai évitai évisai” juntinho com a Miyeon como se fossemos bests. E o clipe gravado num posto no meio do deserto não é dos meus favoritos nesse tema, mas até que dá pro gasto.

6° I’m The Trend

Se eu estou em todo parágrafo criticando a Soyeon pela mesmice de singles, esperem mais um pouco para eu criticar outra integrante. Visto que ‘I’m The Trend’ é um dos singles mais diferentões do grupo, abusando de uma sonoridade incomum da Soyeon. E não, a rapper não criou vergonha na cara. A realidade é que quem fez essa música foi a Minnie mesmo.

Serve como um bom single de presente pros fãs, é chiclete, faz referências às outras titles do grupo em seu refrão e também tem um pianinho gostoso sendo tocado ao fundo.

5° Lion

‘Lion’ é outro divisor de águas na carreira das gatas, assim como a ‘Uh-Oh‘ citada lá em cima. Isso porque MUITA gente que eu conheço critica horrores ela, ao mesmo tempo em que a canção é bem popular na Coreia e na minha playlist. Tá que hoje em dia eu não ouço tanto, pois todos os singles do grupo costumam envelhecer bem mal comigo eu não ouço nem a minha favoritas delas, por exemplo. Mas coloquei ela aqui nessa posição pois achei um hino na época do Queendom.

No geral, ela segue o mesmo “dois pra lá, dois pra cá” da Soyeon, porém o rap usado como bridge é simplesmente de tirar meu folego. Além de ser uma puta vergonha alheia pois nele a rapper fala que vai destruir todo o preconceito sofrido pelo sexteto, sendo que quem se apropria da cultura alheia são elas… força guerreira.

4° Latata

O debut do grupo, apesar de ser um dos trecos mais genérico da discografia, também é um dos melhores. Uma coisa que não podemos reclamar do sexteto é que elas combinam demais com essa coisa girlcrush menos fodona e mais “alegre”, onde o pseudo-alto-astral esconde a falta de carisma de algumas ali.

Além disso, serviu muito bem para introduzir o novo grupo da Cube, que prometia muito na época, por contar com meninas de diferentes rostos e timbres. Eu fico triste de verdade que elas se tornaram algo que não me agradou, como eu imaginava que agradaria.

3° Hwaa

Quando eu comecei a escrever esse post, (G)I-DLE ainda não tinha lançado ‘Hwaa’. E eu jurava que ia ser mais um bagulho ruim e feito nas coxas, assim como ‘Oh My God‘. Mas até que Soyeon conseguiu ser bem competente, criando a melhor clone de ‘Hann‘ desde que ela começou a fazer isso.

Os batidas tradicionais são bem legais, além dos versos super melancólicos. O que não faz com que ela seja um grande hino, é o refrão apoiado nos “aaaaaaaaa” que jamais terão a mesma força do “fufufufu” da música original quem nasceu pra ser aa, nunca será fufu. De resto, até que está tudo bem bacana (mas no EP tem coisa bem melhor).

2° Blow Your Mind

Lembram do parágrafo que eu falei que criticaria outra integrante pela falta de criatividade, além da Soyeon? Pois então, adivinhem só quem também compôs ‘Blow Your Mind’? Isso mesmo, a Minnie. E qualquer semelhança na produção ou no conceito com ‘I’m The Trend‘ não é mera coincidência.

Falando assim, até parece que eu odeio as músicas, né? Mas a real é que eu gosto bastante dessa aqui. Só acho chato essa questão de terem uma imagem tão “consistente” como produtoras, que os bagulhos ficam muito parecidos Teddy fazendo escola. Quando chegar na quarta versão disso, eu já vou estar enjoado igual aconteceu em ‘Oh My God‘.

1° Hann

E claro que o primeiríssimo lugar seria da tão aclamada por mim ‘Hann’. Eu lembro ter gostado muito das meninas quando debutaram, mas o auge de todas foi quando essa belezinha saiu. A faixa é extremamente sexy, com um quê trágico e ainda foi lançada no verão, para chocar ainda mais quem esperava ver as seis usando biquínis.

O clipe é só a cereja do bolo, com elas participando de uma distopia futurística digna de um Duna da vida. O rap da Soyeon nunca foi tão cativante e poderoso como aqui, além dos outros vocais estarem on-point, com dinâmica e contrates excelentes. Será que algum dia elas superam isso? Fica aí o questionamento.

Sim, esse post só existiu para eu gongar a preguiça da Soyeon de compor coisas mais variadas, em especial para chochar ‘Oh My God‘.

8 comentários em “TOPSong: Os singles de (G)I-DLE!

  1. Sim, é isto, lendo um parágrafo seu, eu percebi o que é me incomoda com esse grupo, as músicas não envelhecem bem comigo, não sei por que.
    Eu gostei de um monte logo no começo que são lançadas, hoje em dia eu escuto Hann e Uh-Oh e olhe lá. Qual será o problema?

    Curtido por 3 pessoas

  2. A Soyeon é boa no que faz, mas ainda precisa aprender bastante. No geral ela faz um trabalho decente, só que podia ser mais criteriosa.

    Aliás, concordo com o primeiro e último lugar. O resto só trocaria algumas coisas.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Gosto bastante de ler blogs principalmente sobre kpop, mas me incomoda bastante a forma como vcs falam de AP aqui e só nesse texto tinha umas 3/4 falas sobre isso e isso ja ta saturado por mais que vcs falem que “levam na brincadeira” e ter que ler isso varias vezes, em varios posts e em varios blogs é realmente chato, mas enfim pontuei isso aq pq esse ainda é um dos poucos blogs que não colocam isso em todo post do grupo e atualmente é o único que eu ainda curto ler e hann merece o topo mesmo melhor title delas

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s